Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Inovação

Aplicativos de delivery online revolucionam o mercado de entrega do Brasil

Postado em 17 de janeiro de 2019

O antigo hábito de telefonar para o seu restaurante preferido deu origem a um novo e promissor negócio da era digital. O delivery online, ou “foodtechs”, empresas que desenvolvem tecnologias para incrementar as vendas de alimentos prontos, são a maior e mais rentável fatia do mercado de aplicativos para celular. As soluções criadas pelas startups do setor incluem desde o gerenciamento de programas de fidelidade para redes de supermercado até clubes de assinatura de cervejas e vinhos.
Porém, os gigantes desse setor de alimentos são representados pelas empresas que intermediam entregas de refeições em domicílio — hoje presentes em 55,4% das franquias de alimentação do país.

O mercado de delivery de comida vive uma expansão gigantesca global, e a plataforma líder – o iFood, vêm colocado a América Latina em destaque. A plataforma é líder na região e já alcançou 390 mil pedidos por dia no Brasil nas últimas semanas de outubro, aumento de 109%, em comparação com 183 mil de outubro de 2017. O crescimento ano a ano foi duas vezes mais rápido do que vários líderes globais nos EUA, Europa, Ásia e MENA (Oriente Médio e Norte da África).

O comércio dos aplicativos de delivery é atrativo e promissor: empresas consagradas de outras áreas já oferecem o serviço, como o Uber Eats. Conhecida por transformar o conceito de transportes individuais, a empresa percebeu por meio de pesquisas de comportamento que poderia acrescentar esse serviço ao seu modelo de negócios.

Essa revolução é creditada à tecnologia. Os aplicativos de delivery contam com funcionalidades que o público adora, como a possibilidade de procurar por restaurantes próximos, por tipos de pratos ou tempo de entrega. Há alguns anos esse tipo de pesquisa poderia levar dias e o resultado não necessariamente seria positivo. Agora, basta alguns cliques no smartphone e o aplicativo já relaciona os estabelecimentos adequados aos interesses do consumidor, que também pode cadastrar um cartão de crédito na plataforma e não precisa se preocupar com o pagamento na hora da entrega.

Já para os proprietários de restaurantes, os aplicativos de delivery significam uma ótima estratégia para se destacar e faturar mais. “Recebemos solicitações de orçamentos de aplicativos de delivery diariamente. As empresas estão investindo nesta tecnologia porque percebem que o público já aprendeu e se acostumou a fazer pedidos pelo smartphone, já que é mais cômodo e pode escolher entre vários estabelecimentos, pode filtrar por tipo de cardápio, tempo de entrega, etc. É um caminho sem volta e percebo isso a cada vez que abro minha caixa de e-mails”, ressalta Fabiano Belmonte, CEO da Megaleios, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos.

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*