Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Inovação

CyberCook lança índice que muda o olhar para o desperdício de alimentos nos lares

Postado em 14 de outubro de 2020

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, o CyberCook traz à tona a discussão sobre desperdício de alimentos nos lares e lança o Índice Aproveitômetro, que consegue mensurar o valor economizado em cada preparo e, desta forma, quantificar o desperdício dos alimentos que sobram das receitas.

De janeiro a setembro, o valor economizado com o reaproveitamento de ingredientes que sobraram do preparo de receitas seria de aproximadamente R$ 2 milhões. A ferramenta se integra ao recurso “Aproveite o que sobrou”, que ajuda a encontrar novas receitas para transformar sobras de ingredientes que não foram utilizados em novos preparos.

De acordo com uma pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano, gerando um prejuízo de mais de R? 3 trilhões anuais.

“Nós temos uma premissa muito forte aqui no CyberCook: reaproveitar ao máximo o alimento. Nós percebemos que nos últimos tempos, o desperdício de alimentos dentro dos lares tem crescido e a ideia de criar o Índice Aproveitômetro e mostrar para as pessoas o quanto isso impacta na vida delas, não só jogar um alimento fora, mas, também, financeiramente. Queremos mostrar que é possível cozinhar bem, aproveitar os ingredientes ao máximo e, ainda, economizar”, diz Alexandre Canatella, CEO do CyberCook e Diretor de Negócios Digitais do Carrefour Brasil.

Entre os meses de março a setembro de 2020, por exemplo, já com as medidas de isolamento e, por consequência, mais pessoas cozinhando em casa, a economia seria de cerca de R$ 1,7 milhão, um crescimento de mais de 125% em relação a dezembro de 2019, em mais de 94 mil buscas de ingredientes.

Para chegar a esse valor, o CyberCook faz um levantamento a cada três meses e utiliza as informações das buscas feitas no site – em cada receita há o custo total e o valor de todos os ingredientes. Se todas as receitas buscadas fossem efetivamente feitas e seus ingredientes utilizados na totalidade, esse seria o valor economizado.

“Toda nossa decisão de alimentação impacta uma cadeia e o desperdício pode ter uma responsabilidade nos lares que muitos não observam. Essa ferramenta é uma resposta a isso, já que é possível acompanhar a evolução deste quadro nos lares”, explica Alexandre Canatella, CEO do CyberCook.

O lançamento do Índice Aproveitômetro integra a estratégia digitalização do Grupo Carrefour Brasil que, desde 2018, tem como um dos pilares centrais da sua estratégia de negócio a transformação digital da companhia. Desde que foi adquirido pelo Grupo, em 2018, o CyberCook pode ampliar ainda mais o alcance e trazer novos funcionalidades que são essenciais para contribuir com a experiência do cliente, como conectar as receitas diretamente com a cesta de compras no site do Carrefour, trazer informações nutricionais extremamente importantes para os consumidores e, principalmente, mostrar que cozinhar é prazeroso e não precisa gastar muito.

Além disso, as ferramentas do CyberCook estão alinhadas ao programa Desperdício Zero do Carrefour, criado em 2015 pela rede varejista visando escolhas mais conscientes de compras, de economia, além de evitar o desperdício de alimentos. O Grupo Carrefour Brasil entende que a sustentabilidade deve ser praticada em todas as etapas do processo de comercialização de alimentos – desde sua produção, até seu consumo e destinação final.

Foto: reprodução

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*