Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Inovação

Domino’s Pizza anuncia primeiros testes de delivery com veículos autônomos

Postado em 20 de agosto de 2019

Lá se vai um dos maiores clichês de Hollywood!

Determinada em tornar o delivery autônomo uma realidade prática, a Domino’s, líder em tecnologia no setor de restaurantes, planeja testar o novo serviço de entregas, ainda neste ano, dando fim aos entregadores de pizza.

Esta não é uma ação surpreendente para a Domino’s. Apesar do uso de carros autônomos ainda não ser legalizado federalmente em todo o país, a empresa, conhecida por ter popularizado os serviços de entrega nos EUA, espera sair na frente em relação à concorrência do business de fast food ao possuir um modelo de negócio pronto para implantação em todo o território americano.

O projeto é uma parceria entre a Domino’s e a startup de robótica Nuro, fundada em 2016 por dois ex-funcionários do Google que trabalharam no projeto de veículos autônomos da gigante de tecnologia, o Waymo

Com sede em Mountain View, na Califórnia, a Nuro desenvolve uma frota de veículos sem motorista, portas ou janelas, projetados exclusivamente para uso em serviços de entrega em domicílio. “Vemos nossa empresa como fundamentalmente diferente da maioria dos players do setor, porque estamos focados exclusivamente em mercadorias”, comentou Cosimo Leipold, diretor de estratégia e parcerias da Nuro. 

Com um design interior flexível capaz de transportar até 113 kg de carga, os veículos de entrega da Nuro – nomeados R2 – foram projetados para parecer com qualquer outro carro elétrico da vizinhança. Por possuir metade do tamanho e peso de um automóvel convencional, os R2 operam com mais agilidade e segurança em uma velocidade de até 25 mi/h. Veja-o em ação!

Segundo as empresas, os testes de usabilidade dos automóveis customizados deverão começar no fim deste ano, podendo ser ampliado em 2020. O serviço estará disponível inicialmente para os clientes da cidade de Houston (Texas) que, nesse período, fizerem seus pedidos online a partir de uma loja participante. 

O foco é concorrer com os novos serviços terceirizados, como o Uber Eats, a partir de uma plataforma amigável e intuitiva. Ao fazer o pedido, o cliente receberá um código PIN para desbloquear um compartimento no R2 e pegar sua refeição. Todos que optarem por este tipo de entrega, terão acesso pelo aplicativo ao rastreamento da entrega e ao tempo estimado. Confira

 Além de ajudar a manter o controle sob todo o processo de entrega de suas encomendas, a nova tecnologia fará parte de um plano de otimização da Domino’s, que conseguirá resolver o excesso de demanda durante dias de grande movimento e números de pedidos. 

De acordo com Kevin Vasconi, diretor de informações da marca, a empresa não consegue contratar motoristas para suprir a demanda das mais de 6 mil lojas presentes nos EUA e, portanto, os testes ajudarão a rede a determinar se os veículos autônomos são uma boa maneira de desafogar seus restaurantes durante os horários de pico.

Ainda, segundo Vasconi, dos consumidores que foram ouvidos, a maioria disse ter a vontade de experimentar um sistema de veículos autônomos. “Os consumidores estão prontos para isso. Fiquei surpreso com a reação positiva em geral que as pessoas tiveram com uma experiência de entrega de veículos autônoma”, afirmou.

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*