Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Inovação

Kerry apresenta as tendências que devem inspirar sabores e ingredientes para 2021

Postado em 28 de janeiro de 2021

Para este ano, muitos os consumidores irão partir em busca de sabores familiares, ou seja, remetam memórias, ligados à saúde e indulgência em todas as categorias. Será possível também observar um crescimento contínuo de produtos com funcionalidades adicionais em alimentos e bebidas comuns, incentivados pela adoção do bem-estar.

Essa é a conclusão da Kerry, empresa líder mundial em Taste & Nutrition, que acaba de apresentar ao mercado seu estudo “Taste Charts”, e traz os sabores e ingredientes que devem inspirar inovação e excelência em 2021. O material contempla todo o cenário de alimentos e bebidas em países da América do Norte, Europa, América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África

Os “Taste Charts 2021” fornecem aos clientes um guia conciso e perspicaz sobre as tendências e preferências de sabor do consumidor global. São um excelente recurso para ajudar a navegar em um mundo de consumo influenciado pela pandemia, que está experimentando não apenas um renascimento dos sabores tradicionais reconfortantes, mas também um impulso maior para outras inovações de sabor que apontam para a aventura aliada à familiaridade.

O ano de 2021 será um desafio para os desenvolvedores de alimentos e bebidas e os Taste Charts da Kerry estão disponíveis para ajudar a indústria e o canal de foodservice a direcionarem o sucesso durante este período de grandes mudanças. “É muito difícil prever qual será o próximo grande sabor que irá conquistar os consumidores, por isso usamos sempre o Taste Charts em nossas sessões de inovação com os clientes para que ele direcione e seja uma espécie bússola para guiar inovações que inspirem os alimentos e nutram a vida”, explica Pedro Tatoni, gerente de Marketing da Kerry Brazil & South Cone.

Estudo focado

Por meio de uma análise focada no consumidor e nas tendências, cada um dos relatórios regionais exclusivos da Kerry utiliza padrões de compra do consumidor, desempenho do produto de varejo, influências do segmento de foodservice e análises de especialistas internos de culinária, bebidas e mixologia para prever sabores para o próximo ano. A Kerry Trendspotter™, uma inteligência artificial exclusiva da empresa, prevê tendências em alimentos e bebidas a partir de conteúdo de mídia social global e foi usada para fornecer uma perspectiva adicional, inspiração e validação de sabores e ingredientes que influenciam o mercado.

Um dos fatores que influenciou os consumidores ao redor do mundo durante a pandemia de Covid-19, foi a tendência à valorização de sabores familiares e nostálgicos, que ressurgiu e deve continuar em 2021, à medida que as pessoas buscam conforto nos alimentos e bebidas consumidos. Sobremesas clássicas, por exemplo, inspiram sabores como brownie, churros e doce de leite em diferentes categorias nos Taste Charts como “sweet” e “Beverages – Dairy & Hot.

Busca por saudabilidade

A pandemia também reforçou a preocupação do consumidor em ser saudável. Na América Latina, perfis cítricos e vegetais, além de sabores botânicos como gengibre, camomila, manjericão e cúrcuma, podem atender às necessidades daqueles que buscam um bem-estar holístico.

A América Latina é uma das regiões mais afetadas economicamente pela pandemia, devido a isso e às restrições de viagens, vemos duas oportunidades: a busca de novos horizontes para levar a cultura latino-americana por meio da comida e exportar para novos mercados, como a China. Além disso, a necessidade de buscar produtos importados para poder trazer novas experiências sem sair de casa.

Os Taste Charts 2021 do Brasil e para os mercados dos EUA, Canadá, Europa, América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África podem ser baixados aqui.

Foto: reprodução

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

    Nome*
    E-mail*
    Empresa*