Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Inovação

Lockers do Ifood

Postado em 25 de abril de 2019

Esperar pelo entregador, nunca mais! É o que promete o iFood Box, a nova solução em armários inteligentes da plataforma de delivery iFood Agencia de Serviços de Restaurantes Ltda.

A nova tecnologia, prevê vantagens tanto para o consumidor e entregadores, quanto para os restaurantes. O primeiro, ganha em conveniência, não tendo que se preocupar em esperar ou ir de encontro ao entregador enquanto termina uma tarefa importante, por exemplo. Por sua vez, o entregador não precisa ficar esperando pelo cliente, possibilitando que as transportadoras determinem com precisão o tempo de roteirização das entregas e, consequentemente, façam um maior número de operações em um curto espaço de tempo. Para ambos, o serviço garante uma entrega segura, pois certifica tanto a entrega por parte do transportador, sem o risco de não encontrar o destinatário, quanto o recebimento do produto pelo consumidor.

Para Fernando Martins, gerente de Inovação e logística da companhia, essa é uma solução eficiente em casos de prédios comerciais, por exemplo, que concentram um volume muito grande de pedidos no horário do almoço. Além disso, a plataforma diminui o congestionamento de motoboys durante o horário de pico.

Já, tratando-se especificamente dos restaurantes, a empresa está testando uma nova funcionalidade: a instalação de armários para armazenar pedidos no próprio estabelecimento enquanto o entregador não chega e, ainda, a possibilidade do cliente retirar seu pedido armazenado sem o intermédio do entregador. Tudo isso, através de um serviço remoto (sistema take away), sem frete e que funciona 24 horas.

O projeto, viabilizado pela parceria entre as empresas InPost, Ipiranga e Via Varejo, é resultado de uma pesquisa realizada pela Total Express em conjunto com a Wayra Consultoria, cujo levantamento concluiu que 29% dos participantes teriam interesse em utilizar um serviço de e-commerce lockers para retirar suas encomendas.

Para fazer o pedido é fácil, basta o consumidor se dirigir até o iFood Box mais próximo e selecionar a opção “entregar” (ver o vídeo). Depois de processado, o pedido é armazenado em um dos compartimentos térmicos do armário modular que pode conter seis, doze ou dezoito portas. Com o fechamento da porta, o consumidor recebe uma notificação, via aplicativo, contendo o QR Code que dá acesso ao compartimento.

A nova modalidade de foodservice já foi instalada em 40 locais, incluindo os prédios comerciais JK Financial Center, no Itaim Bibi, e Thera Corporate, na região da Berrini, e deve permanecer em fase de teste até dezembro. No entanto, a marca calcula que, até o final de abril, um total de cinquenta iFood Box serão instalados nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, expandindo para condomínios residenciais.

Neste primeiro momento, o próprio iFood contacta os estabelecimentos para negociar uma autorização para implantar um locker, onde os custos de produção, instalação e manutenção são pagos pela plataforma. Para isso, a empresa buscou priorizar endereços estratégicos que tivessem um grande volume de pedidos. Já, para segunda fase do projeto, a empresa conta também com a implementação dos iFood Box em parques, hospitais e universidades.

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*