Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Negócios

Alimentação em shoppings

Postado em 11 de abril de 2019

O surgimento do shopping center no Brasil a partir da década de 1960, trás um novo tipo de empreendimento que ao longo das décadas seguintes toma conta das grandes cidades e se torna um modelo comum que hoje já pode ser visto em cidades menores e em enorme quantidade pelo país. A experiência, mais do que as compras em si, atraem o público ao shopping. Mesmo com a possibilidade de realizar compras online ou em outros espaços, as pessoas frequentam cada vez mais os shoppings, que oferecem uma gama de opções de entretenimento e alimentação.

O ambiente controlado, com climatização, segurança, estacionamento e diversas opções em um só local, atraem todo tipo de público. Desde aqueles que buscam tomar um café ou uma sobremesa, até aqueles que buscam uma refeição completa ou um restaurante mais sofisticado.

Com duas funcionalidades principais, é possível pensar na alimentação realizada em shoppings como aquela voltada para o lazer e outra mais focada na praticidade, sendo esta geralmente voltada para o público que trabalha ao redor ou está de passagem.

Se antes, o conceito de praça de alimentação pensava na concentração de restaurantes em um só local dos shoppings, hoje é notável a pulverização de locais para se alimentar por todo o shopping: cafés, quiosques de sobremesas, espaços gourmets e em alguns casos, mais de uma praça de alimentação. E essa tendência não para de crescer.

As múltiplas opções, com restaurantes já bem conhecidos e queridos pelo público, bem como as novidades ou restaurantes com cardápios diferentes, além das possibilidades dos espaços mais gourmet, atraem uma enorme quantidade de consumidores.

A miscelânea de opções de restaurantes, as facilidades, conforto e segurança que o shopping oferece, além dos hábitos e do entretenimento aliado ao passeio, fazem com que a experiência de se alimentar em shoppings seja uma opção extremamente popular e já incorporada à cultura brasileira.

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*