Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Negócios

Cupons? Nós adoramos!

Postado em 27 de março de 2019

Uma experiência que vem ganhando cada vez mais espaço no consumo de alimentos fora do lar, principalmente nos restaurantes de fast food, é o uso de cupons de desconto.

A estratégia se apresenta de duas formas principais: através de aplicativos e com cartelas de cupons físicos. No caso de cartelas de cupons, as próprias redes como McDonald’s, Burger King, Giraffas, Bob’s, entre outras, oferecem para os clientes as cartelas com promoções e descontos. O papel com opções destacáveis podem ter desde combos individuais, como para mais pessoas, sobremesas e opções avulsas. A variedade é imensa.

As opções em papel costumam conquistar quem já irá consumir no mesmo dia, tem a rotina de frequentar determinado restaurante ou ainda para um público que não costuma usar tanto os aplicativos disponíveis. Isso porque as opções disponíveis para celular já são bem populares.

Como aplicativos exclusivos temos o sucesso dos apps do Burger King e do McDonald’s, que além de oferecerem cupons, ainda fornecem opção de pedidos delivery ou para retirar na loja, cardápio, localização de lojas, acesso de wi-fi, entre outras funções.  

Aplicativos que oferecem cupons para diversos restaurantes também são cada vez mais utilizados pelos brasileiros, em uma cultura há muito conhecida em países como Estados Unidos, mas que encontrou terreno fértil por aqui. O maior caso é a Cuponeria, aplicativo desenvolvido por Nara Iachan e que conta com mais de mil empresas parceiras. Nara morava na Argentina e ao retornar ao Brasil, em 2008, notou um nicho de mercado inexplorado e, junto com Thiago Brandão, fundou a Cuponeria em 2011. Atuando no princípio de forma tímida em Copacabana, não demorou muito para a ideia se espalhar, crescer e virar um sucesso. A startup foi acelerada pelo Google, foi eleito em 2016 Google Play Store como um dos melhores apps do Brasil e recentemente recebeu investimento do FIP InovaBra, fundo de investimento do Bradesco. A ideia é aumentar em 40% a emissão de cupons, que atualmente soma 1 milhão por mês, e aprimorar a tecnologia de geolocalização.

Outras alternativas de apps de cupons com vários restaurantes também surgem, como o Mobo, presente em 3 grandes capitais brasileiras. Além disso, conhecidos sites de descontos em diversos segmentos, como Peixe Urbano e Groupon, tem categorias de restaurantes e atraem muitos consumidores.

O público brasileiro logo demonstrou se interessar por cupons e o consumo utilizando os modelos digitais ou em papel são um grande sucesso. Afinal, quem não gosta de um desconto?

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*