Nestlé

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Negócios

Nestlé divulga resultado anual de 2019 e espera crescimento das vendas orgânicas

Postado em 21 de fevereiro de 2020

O crescimento orgânico atingiu 3,5% em 2019, em linha com a nossas diretrizes. O crescimento real (RIG) cresceu 2,9% ao ano, o nível mais alto nos últimos seis anos. O crescimento foi sustentado, em particular, pela inovação e gestão de portfólio. A variação de preços contribuiu com 0,6% e voltou a ser positiva no quarto trimestre.

A aceleração do crescimento orgânico anual foi sustentada por forte crescimento nos Estados Unidos e no Brasil, bem como por um impulso crescente na Europa Ocidental. Nossa Zona AOA registrou crescimento sólido, apesar da fraqueza apresentada por algumas categorias na China e no Paquistão. O crescimento orgânico acelerou 2,6% nos mercados desenvolvidos e permaneceu praticamente inalterado nos mercados emergentes em 4,7%.

Todas as categorias de produtos apresentaram crescimento orgânico positivo. O café teve bom impulso, ajudado pela forte demanda por produtos Starbucks, que já foram lançados em mais de 40 países. No total, os produtos Starbucks geraram mais de 300 milhões de francos suíços em vendas incrementais em 2019.

A Nestlé Health Science apresentou bom progresso, com base no forte desenvolvimento de vendas de nutrição médica e produtos Atrium. Águas teve crescimento moderado, refletindo a pressão da variação de preços no segmento principal e a fraca demanda na Europa.

Produtos vegetarianos e à base de vegetais, incluindo os produtos Sweet Earth Awesome Burger e Garden Gourmet Incredible Burger, tiveram forte crescimento orgânico de dois dígitos, alcançando vendas de quase 200 milhões de francos suíços.

As aquisições líquidas tiveram impacto negativo de 0,8%, relacionado principalmente às alienações da Nestlé Skin Health e Gerber Life Insurance. O câmbio reduziu as vendas em 1,5%. As vendas totais reportadas cresceram 1,2%, para 92,6 bilhões de francos suíços.

 

Lucro Operacional Subjacente

O lucro operacional subjacente aumentou 4,8% para 16,3 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional subjacente atingiu 17,6%, um aumento de 60 pontos-base nas moedas constantes e na base reportada.

A expansão da margem foi sustentada pelas reduções dos custos estruturais, gestão de portfólio, melhor variação de preços e mix, que compensaram amplamente a inflação dos custos dos insumos. As despesas de marketing voltadas para o consumidor cresceram 3,4% nas moedas constantes.

As despesas de reestruturação e outras transações líquidas aumentaram 854 milhões de francos suíços para 2,6 bilhões de francos suíços, refletindo principalmente o aumento das imparidades dos ativos relacionados à Yinlu. Como resultado, o lucro operacional caiu 0,8% para 13,7 bilhões de francos suíços, e a margem de lucro operacional comercial diminuiu 30 pontos-base na base reportada para 14,8%.

 

Despesas Financeiras Líquidas e Imposto De Renda

As despesas financeiras líquidas aumentaram 33,5%, para 1,0 bilhão de francos suíços, refletindo principalmente um aumento na dívida líquida média durante o ano.

O Grupo reportou que a alíquota de imposto caiu 550 pontos-base para 21,0% devido a transações excepcionais, incluindo a venda da Nestlé Skin Health. A alíquota de imposto subjacente caiu 220 pontos-base para 21,6%, como resultado, principalmente, da evolução do mix geográfico e dos negócios.

 

Lucro Líquido e Lucro por Ação

O lucro líquido cresceu 24,4%, para 12,6 bilhões de francos suíços, e o lucro por ação aumentou 28,0% para 4,30 francos suíços. O lucro líquido foi beneficiado pela venda da Nestlé Skin Health.

O lucro por ação subjacente aumentou 11,1% nas moedas constantes e 9,8% na base reportada para 4,41 francos suíços. O aumento resultou principalmente do melhor desempenho operacional. O programa de recompra de ações da Nestlé contribuiu 1,9% para o aumento do lucro por ação subjacente, descontados os custos financeiros.

 

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa livre subiu 10,9%, para 11,9 bilhões de francos suíços. O aumento resultou de um desempenho operacional mais forte e de uma melhor disciplina de capital. Espera-se que o fluxo de caixa permaneça em torno de 12% das vendas, com o capital de giro tendendo a zero.

 

Dividendo

Na Assembleia Geral Ordinária de 23 de abril de 2020, o Conselho de Administração proporá um dividendo de 2,70 francos suíços por ação, um aumento de 25 centavos. Se aprovado, este será o 25º aumento anual consecutivo dos dividendos da empresa. A empresa manteve ou aumentou seu dividendo em francos suíços nos últimos 60 anos. A Nestlé está comprometida em manter essa prática habitual de aumentar o dividendo em francos suíços anualmente.

O último dia de negociação com direito a receber o dividendo será 24 de abril de 2020. O dividendo líquido será pago a partir de 29 de abril de 2020.

Os acionistas inscritos no registro de ações com direito a voto em 16 de abril de 2020 às 12:00 (CEST) terão o direito de exercer seus direitos de voto.

 

Programa de Recompra de Ações

Em 2019, o Grupo recomprou 9,7 bilhões de francos suíços de ações da Nestlé. Em 30 de dezembro de 2019, a Nestlé concluiu o programa de recompra de ações de 20 bilhões de francos suíços iniciado em julho de 2017 a um preço médio de 88,82 francos suíços por ação. No mesmo dia, a Nestlé anunciou que iniciará um novo programa de recompra de ações de até 20 bilhões de francos suíços. As recompras de ações nos termos deste programa estão previstas para um período de três anos e tiveram início em 03 de janeiro de 2020. Caso ocorram pagamentos extraordinários de dividendos ou aquisições consideráveis ??durante esse período, o valor da recompra de ações será reduzido proporcionalmente.

 

Dívida líquida

A dívida líquida caiu para 27,1 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2019, em comparação com 30,3 bilhões de francos suíços no final de 2018. A queda da dívida líquida refletiu em grande parte a forte geração de fluxo de caixa livre e um fluxo de caixa líquido resultante de aquisições e desinvestimentos, principalmente da alienação da Nestlé Skin Health. Isso compensou amplamente os 16,9 bilhões de francos suíços devolvidos aos acionistas por meio de dividendos e recompras de ações.

 

Retorno sobre o capital investido (ROIC)

O ROIC do grupo aumentou 20 pontos-base para 12,3%. A melhoria foi resultado do melhor desempenho operacional e da alocação disciplinada de capital. O ROIC tenderá para 15% ao longo do tempo, incluindo o impacto de futuras aquisições de médio porte.

 

Gestão de portfólio

A Nestlé concluiu aquisições e desinvestimentos com um valor total de cerca de 10,4 bilhões de francos suíços em 2019. A transação mais significativa foi o desinvestimento da Nestlé Skin Health por 10,2 bilhões de francos suíços.

Em dezembro de 2019, foi acordada a venda do negócio de sorvetes da Nestlé nos EUA por US$ 4 bilhões para a joint venture da Froneri com a PAI Partners. A transação foi concluída em 31 de janeiro de 2020.

A Nestlé também concordou em vender uma participação de 60% em seu negócio de charcutaria Herta (frios e produtos à base de carne) para a Casa Tarradellas e criar uma nova joint venture para a Herta com participações acionárias de 40% e 60% respectivamente. O negócio total foi avaliado em 690 milhões de euros. O fechamento está previsto para o primeiro semestre de 2020.

 

Desenvolvimentos Estratégicos

Em maio de 2019, a Nestlé anunciou a transição dos negócios de pizzas e sorvetes dos EUA de um sistema de entrega direta à loja para um modelo de distribuição no armazém. A transição foi concluída com sucesso no final de 2019, seis meses antes do previsto.

Em outubro de 2019, a Nestlé anunciou a integração de seu negócio de Águas nas três zonas geográficas do Grupo a partir de 1º de janeiro de 2020. Essa medida tem como objetivo utilizar a forte experiência local da empresa, responder melhor às preferências do consumidor em rápida mudança e criar sinergias. A Nestlé tomará outras medidas para melhorar o crescimento rentável de seu negócio de Águas e lidar com o desempenho fraco de certos segmentos desse negócio.

 

Nestlé Waters

  • 0,2% de crescimento orgânico: -1,9% de RIG; 2,1% de variação de preços.
  • A América do Norte teve crescimento orgânico ligeiramente positivo. A variação de preços positiva foi contrabalançada ??principalmente pelo RIG negativo.
  • A Europa registrou crescimento orgânico negativo devido basicamente ao RIG menor. A variação de preços caiu ligeiramente.
  • Os mercados emergentes apresentaram crescimento orgânico de um dígito, com variação de preços forte e RIG positivo.
  • A margem de lucro operacional subjacente subiu 80 pontos-base para 11,8%.

O crescimento orgânico foi de 0,2%, uma vez que a variação de preços aumentou 2,1% e o crescimento real (RIG) diminuiu 1,9%. As aquisições líquidas reduziram as vendas em 0,1%. O câmbio teve impacto negativo nas vendas de 0,9%. As vendas reportadas na Nestlé Waters caíram 0,8% para 7,8 bilhões de francos suíços.

Na América do Norte, o crescimento orgânico foi ligeiramente positivo. As marcas premium internacionais tiveram crescimento de dois dígitos, com forte demanda por S.Pellegrino e Perrier no segmento de águas com gás e Acqua Panna, de águas sem gás. Os negócios diretos para o consumidor da ReadyRefresh cresceram à taxa de um dígito, ajudados pela variação de preços e pela implantação de uma nova plataforma online. O segmento principal, particularmente o formato de embalagem de papelão e Nestlé Pure Life, continuou desafiador.

A Europa teve crescimento negativo com um segundo semestre fraco. Os mercados emergentes registraram crescimento de um dígito.

A Nestlé Waters é gerenciada e reportada como parte das três zonas geográficas do grupo desde 1º de janeiro de 2020.

A margem de lucro operacional subjacente subiu 80 pontos-base. A melhoria foi baseada nas reduções de custos estruturais e variação de preços. Isso compensou amplamente os custos mais altos das embalagens PET e os maiores investimentos em marketing.

 

Outros Negócios

  • 6,4% de crescimento orgânico: 5,8% de RIG; 0,6% de variação de preços.
  • A Nespresso reportou crescimento orgânico de um dígito, impulsionado pelo RIG. A variação de preços foi positiva.
  • A Nestlé Health Science registrou crescimento de um dígito baseado inteiramente em um RIG forte.
  • A Nestlé Skin Health registrou crescimento orgânico de um dígito nos nove meses de consolidação.
  • A margem de lucro operacional subjacente de Outros Negócios subiu 220 pontos-base para 18,7%.

O crescimento orgânico de 6,4% foi sustentado por forte crescimento real (RIG) de 5,8% e variação de preços de 0,6%. As aquisições líquidas reduziram as vendas reportadas em 14,1%, devido ao desinvestimento da Nestlé Skin Health. O câmbio teve impacto negativo de 1,7%. As vendas reportadas em Outros Negócios caíram 9,4% para 11,2 bilhões de francos suíços.

A Nespresso manteve crescimento orgânico de um dígito, com crescimento positivo em todas as regiões. A América do Norte cresceu a uma forte taxa de dois dígitos, superando o crescimento do mercado. O sistema Vertuo foi o principal contribuidor do crescimento, pois continuou ganhando força globalmente. O segmento fora de casa também teve bom impulso, principalmente na França e nos Estados Unidos.

A Nestlé Health Science cresceu à taxa de um dígito, sustentada pelo forte crescimento dos produtos de Nutrição Médica e Atrium no segmento de Produtos para o Cuidado do Consumidor. Isso refletiu um pipeline de inovações bem-sucedidas e forte crescimento no canal de e-commerce. Em setembro, a Nestlé Health Science expandiu para nutrição personalizada com a aquisição da Persona, uma empresa líder em vitaminas personalizadas.

A Nestlé Skin Health registrou crescimento de um dígito nos nove meses de consolidação até setembro.

A margem de lucro operacional subjacente de Outros Negócios cresceu 220 pontos-base. Esse foi o resultado de amplas melhorias em todos os negócios.

 

Nosso negócio como uma força para o bem: Moldando a nova economia do plástico. Embalagens e plásticos desempenham um papel fundamental na prevenção do desperdício de alimentos e na garantia da qualidade e segurança dos produtos alimentícios. Contudo, o vazamento de resíduos plásticos no meio ambiente tornou-se um desafio ambiental significativo.

O compromisso da Nestlé é tornar 100% de suas embalagens recicláveis ??ou reutilizáveis ??até 2025. No mesmo período, a Nestlé reduzirá em um terço o uso de plásticos virgens. Isso será alcançado com a criação de um mercado para plásticos reciclados de qualidade alimentar e o aumento da inovação das embalagens, enquanto trabalhamos com terceiros para promover a economia circular.

 

Criando um mercado para plásticos reciclados de qualidade alimentar. Tornar os plásticos reciclados seguros para contato direto com os alimentos é um enorme desafio para a nossa indústria. Isso é tecnicamente e economicamente viável para o PET, mas não para outros tipos de plásticos ainda. A Nestlé está liderando a mudança para plásticos reciclados aprovados para contato direto com alimentos e bebidas.

A empresa compromete-se a fornecer até 2 milhões de toneladas de plásticos reciclados para uso alimentar até 2025. Para criar esse mercado, a Nestlé está alocando mais de 1,5 bilhão de francos suíços para pagar um prêmio por esses materiais no mesmo período. Esses custos serão compensados ??com eficiência operacional para manter os ganhos desta iniciativa neutros.

 

Impulsionando a inovação das embalagens. Em 2019, a Nestlé abriu o Instituto de Ciência da Embalagem para acelerar o desenvolvimento de soluções para embalagens seguras, funcionais e ecológicas. A empresa pretende acelerar a implantação de soluções inovadoras em embalagem. A Nestlé analisa toda uma gama de opções, tais como sistemas reutilizáveis ??e recarregáveis, novos materiais e materiais de embalagem simplificados e reciclados.

Para complementar sua pesquisa interna com desenvolvimentos externos, a Nestlé lançou um fundo de investimento ??de 250 milhões de francos suíços destinado a startups especializadas em soluções inovadoras no segmento de embalagens sustentáveis e tecnologias de reciclagem.

Essas iniciativas fazem parte da ampla agenda de sustentabilidade da Nestlé. Elas contribuem para o objetivo da empresa de alcançar zero emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050. Como parte desses compromissos e para aumentar a transparência, a Nestlé continuará a destacar outras iniciativas e fornecer atualizações regulares de seu progresso.

Perspectivas

Perspectivas para 2020: A Nestlé espera um aumento contínuo no crescimento das vendas orgânicas. A empresa prevê a aceleração adicional do crescimento orgânico das venda em 2021/2022 em direção a um crescimento sustentável de um dígito. A margem de lucro operacional subjacente deverá apresentar melhora contínua.

Os custos de reestruturação em 2020 são estimados em cerca de 500 milhões de francos suíços. Espera-se que os ganhos por ação subjacentes nas moedas constantes e eficiência de capital aumentem. É muito cedo para quantificar o impacto financeiro do surto de coronavírus na presente data.

Foto: reprodução

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*