jantar em familia

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Negócios

Receita dos principais operadores de foodservice encerra junho com queda nominal de -43,7 na comparação anual

Postado em 28 de julho de 2020

A receita nominal dos principais operadores de foodservice, associados do IFB, caiu -43,7%em junho de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. No conceito mesmas lojas (lojas existentes há mais de 13 meses), o setor teve queda de -46,6% na comparação anual.

Os principais indicadores econômicos que possuem forte correlação com o consumo, como emprego, renda e índice de confiança, tiveram os seguintes resultados:

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,9% no trimestre móvel de março a maio de 2020, atingindo 12,7 milhões de pessoas e com um fechamento de quase 5 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior.

São claros os impactos sobre o mercado de trabalho, em razão das determinações de isolamento social, com perdas de emprego tanto entre os informais, quanto entre os trabalhadores com carteira assinada.

Os números mostram que as vendas no varejo durante a semana do Dia dos Namorados (6 a 12 de junho) registraram queda de 27,8% com relação ao mesmo período do ano passado -no Dia das Mães, período também marcado pelo distanciamento social, a queda havia sido de 30,7%.

A retração das vendas no Dia dos Namorados deste ano se soma a queda de 2,9% observada em 2019 e representa o resultado mais fraco desde 2006, início da série histórica, da Serasa Experian.

Segundo o IBGE, a população ocupada no país, atingiu 85,9 milhões de pessoas, uma queda recorde de 8,3% ante o período imediatamente anterior, o maior recuo de toda a série histórica.

A massa de rendimentos somou R$206,6 bilhões, queda de -2,8% frente ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas subiu 9,0 pontos em junho, indo para 71,1 pontos.

Outros resultados de junho de 2020:

  • A evolução total do número de transações dos operadores associados ao IFB, em junho de 2020, foi de queda de -59% na comparação anual;
  • No conceito mesmas lojas houve queda de -60,5% na comparação anual;
  • O ticket médio dos operadores fechou em R$33,5;
  • Os associados do IFB tiveram queda de -1,9% do número de lojas no período de um ano. Já o número de quiosques total (dentro e fora do perímetro da loja) cresceu 8,7% em um ano.

Foto: reprodução

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*