Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Negócios

Receita dos principais operadores de foodservice encerra maio com queda nominal de -48,4% na comparação anual

Postado em 19 de junho de 2020

A receita nominal dos principais operadores de foodservice, associados do IFB, caiu -48,4% em maio de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. No conceito mesmas lojas (lojas existentes há mais de 13 meses), o setor teve queda de -49% na comparação anual.

Os principais indicadores econômicos que possuem forte correlação como consumo, como emprego, renda e índice de confiança, tiveram os seguintes resultados:

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,6% no trimestre móvel de fevereiro a abril de 2020, atingindo 12,8 milhões de pessoas e comum fechamento de quase 5 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior.

Trata-se também, da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em março do ano passado, quando foi de 12,7%. Já ficam claros os impactos sobre o mercado de trabalho as determinações de isolamento social devido à pandemia, com perdas de emprego tanto entre os informais quanto entre os trabalhadores com carteira assinada.

Segundo o IBGE, a população ocupada no país, atingiu 89,2 milhões de pessoas, uma queda de 5,2% ante o período imediatamente anterior, o maior recuo de toda a série histórica.

A massa de rendimentos somou R$ 211, 6 bilhões, queda de -0,8% frente ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas subiu 3,9 pontos em maio, para 62,1 pontos.

Outros resultados de maio de 2020:

  • A evolução total do número de transações dos operadores associados ao IFB, em maio de 2020, foi de queda de -64,8% na comparação anual;
  • No conceito mesmas lojas houve queda de -65,1% na comparação anual;
  • O ticket médio dos operadores fechou em R$ 35,67;
  • Os associados do IFB tiveram queda de -1,2% do número de lojas no período de um ano. Já o número total quiosque (dentro e fora do perímetro da loja) cresceu 11,7% em um ano.

Foto: reprodução

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*