O que fazemos

 

Juntos buscamos soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar. Nosso objetivo é elevar o segmento de Foodservice do Brasil a padrões de classe mundial em consumo, segurança alimentar e eficiência operacional em benefício do consumidor.

Alguns dos estudos setoriais produzidos pelo IFB:

IDF (Índice de Desempenho Foodsevice)
Criado em 2013, o IDF é um índice mensal que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IFB (Instituto Foodservice Brasil), com o intuito de abastecer os associados com informações atualizadas, projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base para tomadas de decisões, aumento de desempenho e redução de risco. Para se chegar aos números apresentados pelo IDF – IFB, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro, incluindo crescimento de vendas, transações, ticket médio, número de lojas e também da inflação repassada ao consumidor.

ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado)
O ICVA é um indicador desenvolvido pela Cielo que acompanha a evolução do mercado Foodservice, de pequenos lojistas a grande varejistas, de acordo com a sua receita de vendas, com base em mais de 1,7 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à companhia. A proposta do Índice é oferecer mensalmente uma fotografia da performance do mercado, nos 27 estados do Brasil, a partir de informações reais.

CREST (Consumer Reports on Eating Share Trends)
O CREST é a maior e mais robusta pesquisa para o segmento de Foodservice no Brasil e no mundo. Feita com 72 mil consumidores, todos os dias, nas 5 regiões do Brasil. As informações são provenientes dos dados de consumo de alimentos preparados fora do lar, em restaurantes e estabelecimentos comerciais, abrangendo 6 ocasiões de consumo, dentro o fora dos estabelecimentos. Trimestralmente os associados do IFB recebem o relatório, além de insights mensais.

FOODCHECK
O Foodcheck é um estudo anual realizado presencialmente em 720 estabelecimentos, em 6 capitais do Brasil. Trata-se de um rastreador dos produtos comprados pelos operadores de restaurantes, consistindo em aferir a presença, quantidades, categorias e marcas existentes nos canais do foodservice, abrangendo restaurantes Full Service (a la carte e rodízios), Fast Casual (por quilo) e Tradicionais (padarias e lanchonetes). Além disso, do rastreador proveniente da coleta dos códigos de barra dos produtos, também é aplicado um questionário para entendimento dos hábitos de compra desses operadores.

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*