Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Sustentabilidade

Logística reversa: do óleo ao biocombustível

Postado em 27 de fevereiro de 2019

Da fritadeira dos restaurantes para os tanques dos caminhões distribuidores

Uma grande tendência do mercado mundial vem sendo a logística reversa. A logística reversa constitui em reutilizar algum produto pós-consumo ou pós-venda da indústria, na própria indústria, minimizando assim o impacto ambiental e financeiro, otimizando recursos.

Case bastante interessante é da parceria McDonald’s e Martin Brower. Martin Brower é uma empresa que oferece serviços de logística para cadeias de restaurante em todo o mundo, incluindo o McDonald’s.

O projeto que foi lançado em 2010, funciona da seguinte forma: o caminhão da Martin Brower ao descarregar os produtos no restaurante, retira uma bombona – embalagem para dispor o óleo, com capacidade para 20 litros – e são levadas para a sede da empresa, onde passam por um processo de filtragem, um aquecimento para separar as impurezas do óleo e o tornar líquido novamente. Então as bombonas são enviadas para a usina SP Bio para o óleo ser transformado em biodiesel.

A iniciativa se alinha à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída através da lei Lei nº 12.305/10, que prevê a prevenção e redução da geração de resíduos. Através desse circuito fechado, a logística reversa para reutilização de óleo agora ganha um novo fim, visto que o óleo já era utilizado para a produção de sabão. Cada litro de óleo pode contaminar cerca de 25 mil litros de água, e uma iniciativa como essa nos mostra que novas abordagens e processos unindo a cadeia e pensando no meio ambiente podem trazer ótimos resultados ambientais e econômicos.

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Nome*
E-mail*
Empresa*