Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão.

A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

Quer conhecimento estratégico?
Seja bem-vindo!

Clique, consulte, baixe.

Entrar
Negócios

Danone revoluciona gestão de trade marketing com inteligência artificial

Postado em 3 de dezembro de 2020

Uma foto da gôndola unida à tecnologia de inteligência artificial foi o que a Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone no Brasil, precisou para reduzir em 80% o tempo de coleta de dados no PDV. Como consequência, passou a tomar decisões assertivas e com mais rapidez. Esses resultados foram possíveis porque a empresa utiliza a solução de Reconhecimento por Imagem do Involves Stage, desenvolvida pela Involves.

Ao contar com a tecnologia de Reconhecimento por Imagem, promotores de venda tiram fotos das gôndolas e, a partir das imagens, o sistema de inteligência artificial da Involves gera os dados sobre a execução da operação de trade marketing e envia para a equipe interna da Danone Nutricia. O Product Manager da Involves, Gabriel Vieira, explica que com uma foto da gôndola é possível saber como a pessoa compradora enxerga o produto e o que está acontecendo no ponto de venda.

“Isso é fundamental para que a área de trade tenha as informações necessárias para entender se as estratégias de Loja Perfeita estão gerando os resultados esperados e corrigir possíveis pontos de melhoria”, completa Gabriel.

Entre outros benefícios do uso de Reconhecimento por Imagem está:

  • Saber com precisão o número de frentes de cada SKU
  • Acompanhar vendas de linhas de produtos ou marcas
  • Receber dados confiáveis com rapidez direto do PDV

Coleta de dados em 2 minutos

Usando o Reconhecimento por Imagem, a Danone reduziu de 15 para apenas 2 minutos o tempo que promotores de venda levam para coletar as informações no PDV. Como resultado, o Head de Merchandising na Danone Nutricia, Guilherme Mendes, conta que foi possível ter mais dados assertivos durante as visitas dos promotores. “Nós não conseguíamos coletar todos os dados necessários por causa do tempo em loja. Precisávamos focar na experiência dos shoppers e, por isso, a gente escolhia alguns itens mais importantes. Agora, com a ferramenta da Involves, é possível coletar tudo o que precisamos”, explica Guilherme.

Além de ter acesso a mais informações do PDV, a empresa passou a receber dados com mais qualidade. Guilherme afirma que antes do Reconhecimento por Imagem, a empresa não usava “nem um terço dos dados coletados porque a informação não era precisa. Hoje utilizamos praticamente 100% das informações que temos de PDV”. A acuracidade das informações e o aumento no volume de dados coletados são dois dos pilares do Reconhecimento por Imagem. Além deles, a tecnologia também proporciona aumento de produtividade. Na Danone, a redução de 80% do tempo para coleta de dados permitiu que promotores de venda usem o tempo em loja de forma mais estratégica.

“Quando eu consigo uma redução de 80% no meu tempo de coleta, eu posso aumentar o tempo de visita em loja, aumentar a frequência de visitas, focar em melhorar a experiência dos shoppers ou investir tempo dos promotores para ponto extra e visibilidade”, explica Guilherme.

Ferramenta essencial no período da pandemia

A ferramenta de Reconhecimento por Imagem da Involves está sendo essencial para a Danone Nutricia nos períodos mais críticos da pandemia de Covid-19. Afinal, a tecnologia proporciona segurança aos profissionais que estão no dia a dia dos PDVs. Isso acontece porque o tempo dos promotores em loja é reduzido. “As pessoas são o nosso maior bem. Se a gente pode ficar com as nossas pessoas menos tempo dentro das lojas e menos tempo nas ruas por causa da pandemia, temos um grande ganho de proteção às pessoas”, comenta.

Capacitação de times para uso da ferramenta

O uso do sistema de Reconhecimento por Imagem é simples e a Involves realiza a capacitação dos promotores de venda para que utilizem todos os  benefícios da tecnologia. Os promotores recebem o treinamento para tirar boas fotos com a câmera exclusiva do software. Todos os feedbacks dos times de campo são avaliados pela equipe Involves para aprimorar a solução.

O resultado deste trabalho aparece no engajamento do time de campo. “Nossa equipe de promotores realmente se engajou, percebeu o ganho que a ferramenta estava trazendo, como ter mais tempo de executar atividades estratégicas. O papel dos promotores foi fundamental para o sucesso da inteligência artificial no nosso dia a dia”, avalia Guilherme.

A tecnologia de Reconhecimento por Imagem revoluciona a forma de coletar informações no ponto de venda. Guilherme acredita que, em algum momento, todas as indústrias devem adotá-la, porém, as que adotarem antes aproveitarão melhor seus benefícios. “No passado, o merchandising não coletava informações do PDV, fazia apenas reposição de produtos. Depois começou a coletar dados de forma manual. Agora estamos vendo essa revolução. Por isso, quem ainda não está, vai ser impactado e vai ser levado por essa onda do mercado. Quem começar antes vai ter mais ganhos e aprender mais rápido”,  aconselha.

 

Informações de Mercado

Acesse nossas publicações

Análises do segmento de foodservice, estudos econômicos, papers relevantes, documentos selecionados para a sua tomada de decisão. A inteligência de mercado do IFB ao seu dispor.

    Nome*
    E-mail*
    Empresa*