O Instituto Foodservice Brasil representa a união da cadeia de valor: fabricantes, prestadores de serviços e operadores, que juntos buscam soluções para temas que impactam suas atuações no mercado de alimentação fora do lar.
Desse modo, o IFB (Instituto Foodservice Brasil), realizou uma pesquisa juntamente com a Ipeso, a fim de divulgar quais foram as marcas mais lembradas da indústria e dos prestadores do foodservice na visão dos proprietários e responsáveis pelo setor de compras de restaurantes, bares e lanchonetes, entre outros estabelecimentos.
Um bom estudo de mercado pode trazer muitas vantagens para as empresas, entre elas:
- Conhecer melhor o seu público-alvo e, com isso, elaborar estratégias de atração com base nas características identificadas;
- Compreender os desejos e necessidades dos consumidores;
- Analisar a concorrência;
- Direcionar de forma otimizada os seus recursos e investimentos;
- Verificar a satisfação de seus clientes, entre muitas outras.
A pesquisa Top of Mind Foodservice – ou “O primeiro nome que vem na mente” – foi muito importante para que as marcas fossem avaliadas pelos seus gestores, a fim de melhorar os pontos que fossem necessários!
Inclusive, essa foi a primeira vez que as perguntas foram direcionadas aos supervisores e não aos consumidores finais.
Foram 760 estabelecimentos ouvidos, desse número 400 restaurantes, 200 padarias e 160 lanchonetes.
Ingredientes como azeite extravirgem, batata frita, linguiça calabresa e ketchup estão entre as 30 categorias dos itens utilizados no foodservice.
Confira agora as marcas que mais se destacaram no Top of Mind Foodservice de acordo com suas categorias
1. Óleo de algodão: em primeiro lugar, com 10,8%, Liza; seguido de Soya (9,2%) e com a marca Flor de Algodão (5,3%).
2. Atacado de autosserviço: o primeiro mais lembrado é o Atacadão (32,1%), seguido por Assaí (18,2%), Makro (4,2%), Nova Safra (3,7%), Fort Atacadista (2,6%), Villefort (2,4%) e Mateus (1,8%).
3. Azeite extravirgem: a marca Gallo é a mais lembrada, com 41,3%; Andorinha teve 9,7% e O-live, 3,4%.
4. Bacon: a, Sadia tem três vezes mais lembrança (35%) do que a segunda colocada, Seara (10,5%), que está pouco à frente da Perdigão (8,7%).
5. Batata frita congelada: a McCain é a mais lembrada, com 33,4%, e Bem Brasil vem em segundo lugar, com 12,6%; Sadia aparece em terceira posição, com 6,1%.
6. Linguiça calabresa: a Sadia segue na liderança, com 34,7%, seguida por Perdigão (14,5%) e Aurora (12,4%).
7. Chantilly: a Amélia representa 7,6% das citações, seguida de Vigor (5,8%) e Fleischmann (3,7%).
8. Cobertura de chocolate: a Nestlé aparece com 21,6%. Na sequência vem a Harald, com 7,1%, e a Sicao, com 4%.
9. Cream cheese: os números se assemelham: Philadelphia é a primeira colocada (12,4%), seguida de Polenghi (10,3%) e Danúbio (9,2%).
10. Fermento biológico: Fleischmann é a mais lembrada, com 30%. A segunda e terceira posições são de Itaiquara (4,7%) e Dona Benta (3,4%).
11. Ketchup: a Heinz é a marca que mais se destaca, com 33,4% das lembranças. Em segundo lugar está Hellman ‘s, com 16,6%, seguida de Cepera, com 10%.
12. Queijo muçarela: em primeiro lugar, com 7,1%, está a Tirolez. A segunda colocação se divide entre Três Marias e Sadia, com 5,5%, seguidas da Président, com 5%. Marcas como Da Vaca, Italac e Scala representam respectivamente 4,2%, 4% e 3,7%.
13. Pepperoni: a Sadia lidera, com 13,4% das menções. Em segundo lugar está Ceratti (5,5%), seguida pela Seara, com 4,2%.
14. Molho de pimenta: a Tabasco teve 24,5% das lembranças. A Gota é a segunda colocada, com 7,4%, seguida pela Marata na terceira opção, com 5,5%.
15. Requeijão: o Catupiry é o mais lembrado pelos donos dos estabelecimentos, com 18,2%. Scala, com 5,3%, e Vigor e Polenghi, empatados em terceiro com 4%, seguem na sequência.
16. Molho shoyu: a Sakura lidera com 28,7%, seguida por Ajinomoto (5,5%) e, quase empatados em terceiro, estão Cepera (4,2%) e Mitsuwa (4%).
17. Tempero em pó: a Knorr é líder com 15,5% das citações, o dobro do segundo lugar, ocupado pela Arisco (7,1%). Em terceiro aparece Sazón, com 6,6%.
18. Vinagre: a Castelo foi a marca mais citada, com 23,4%. Em segundo lugar, com 12,9%, Minhoto. Peixe e Gallo em terceiro, com 3,7%.
Utilizada como técnica para ajudar as organizações e os empreendedores a compreenderem o comportamento do consumidor a fim de atenderem às suas expectativas em relação aos produtos/serviços oferecidos, a pesquisa mercadológica é uma estratégia eficaz que contribui para que as empresas abordem o seu público alvo de forma mais assertiva.
Essa é uma oportunidade para tornar o seu produto mais interessante que o do concorrente e ainda compreender a razão de suas vendas sofrerem aumento ou declínio.