FoodBiz

Embalagens simples podem custar indústria de bebidas

A Brand Finance lançou um relatório que estima uma perda potencial de valor de US $ 430,8 bilhões para as empresas se uma política simples de embalagem for implementada na indústria de bebidas em todo o mundo. As descobertas foram lançadas em 30 de setembro no evento Food Policy on Trial do Conselho de Ética Alimentar em Londres.

Desde a introdução de embalagens simples para produtos de tabaco, houve pedidos repetidos para estender a legislação a outros setores e uma demanda crescente por análises mais atualizadas.

O relatório da Brand Finance baseia-se em descobertas anteriores de seu estudo original de 2017, fornecendo uma análise do potencial impacto da legislação nas marcas de alimentos e bebidas em quatro categorias: álcool, confeitaria, lanches salgados e bebidas açucaradas.

As estimativas aumentaram a partir de suas avaliações de 2017 de uma perda de US $ 300 bilhões para os negócios de bebidas. A Brand Finance diz que isso se deve ao crescimento dos valores da marca e às empresas-mãe, cada vez mais, dependendo do desempenho das marcas.

O Brand Finance baseou suas descobertas na medição do impacto em oito grandes empresas proprietárias de marcas: AB InBev, The Coca-Cola Company, Danone, Heineken, Mondel?z International, Nestlé, PepsiCo e Pernod Ricard. Ele previu uma perda de US $ 234 bilhões e identificou as marcas de álcool e bebidas açucaradas como as mais vulneráveis.

Extrapolando os resultados para todas as principais marcas de bebidas alcoólicas e de açúcar, o relatório aponta para uma perda potencial de US $ 430,8 bilhões para a indústria de bebidas em todo o mundo.

Segundo o relatório, produtores de bebidas alcoólicas como Heineken, AB InBev e Pernod Ricard veriam 100% de suas receitas expostas à legislação.

O relatório afirma que em 36,2%, a Pernod Ricard tem a maior proporção de valor da empresa em jogo, enquanto a AB InBev e a The Coca-Cola Company têm o valor mais absoluto em risco. Empresas com portfólios mais diversos estão aparentemente menos expostas do que as do setor de bebidas.

Para obter informações completas, acesse o relatório Brand Finance Plain Packaging 2019 neste link.

(Foto: reprodução)