ESG se refere a três critérios que indispensáveis na avaliação da sustentabilidade de uma empresa: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance).
Esses critérios são usados para medir o desempenho de uma empresa em relação aos seus impactos ambientais. Além de sua responsabilidade social e a efetividade de suas práticas de governança corporativa.
Entender o que é e a importância da temática é imprescindível para as empresas. Por isso, o IFB está promovendo um evento completo sobre o tema, o ESG Summit.
O ESG Summit
Através de uma iniciativa do comitê de ESG do Instituto Foodservice Brasil, o objetivo do evento é apresentar uma visão geral sobre o contexto ESG, seus principais conceitos, abordagens e suas implicações para as empresas associadas, através de casos práticos.
Contando com palestrantes que são especialistas no assunto, o evento irá abordar temas como: ESG na prática e como fazer a análise ESG no seu negócio.
Dessa forma, o evento ainda reúne grandes empresas e autoridades no assunto para debater as melhores práticas do mercado e compartilhar conhecimento.
Portanto, o evento será gratuito, 100% on-line e exclusivo para associados do Instituto Foodservice Brasil. E acontecerá em dois dias distintos: 07 e 21 de março nos horários 08h às 09h40 e das 08h às 10h.
Painel: Como fazer a análise ESG no seu negócio – 07 de março
O painel contará assim com os seguintes palestrantes convidados:
- Leo Lima – Dreams & Purpose Consulting;
- Carolina Hasegawa – Rever Consultoria;
- Isabella Yanes – Rever Consultoria;
- João Redondo – IBGC;
- José Pugas – JGP.
Painel: ESG na prática – 21 de março
O painel contará assim com os seguintes palestrantes convidados:
- Marcio Barela – Cargill;
- Pedro Tatoni – Kerry;
- Katielle Haffner – Coca-Cola;
- Henrique Loureiro – Alelo;
- Phillipe de Grivel – IPC;
- Marie Tarisse – McDonald’s.
Os impactos do ESG
O critério ambiental existe com a finalidade de avaliar como uma empresa impacta o meio ambiente.
Incluindo suas emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia, gestão de resíduos e a utilização de recursos naturais.
O critério social, contudo, avalia o impacto das atividades da empresa sobre a sociedade, incluindo:
- Práticas trabalhistas;
- Diversidade e inclusão;
- Saúde e segurança dos trabalhadores;
- Responsabilidade com as comunidades locais.
E assim o critério de governança avalia a forma como uma empresa é gerenciada, incluindo a transparência, ética nos negócios, estrutura de liderança e gestão de riscos.
A avaliação ESG é importante para investidores e gestores de investimentos, pois ajuda a identificar riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade de uma empresa. Bem como a avaliar a capacidade de uma empresa de gerar valor a longo prazo.
Ademais, as empresas que têm um desempenho forte em relação aos critérios do tema geralmente são consideradas mais atraentes para investimentos.
Isso porque demonstram uma maior preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social e, assim, são mais propensas a ter um desempenho financeiro positivo a longo prazo.
Leia também: Top of Foodservice