A Nestlé deu início ao seu maior projeto de reflorestamento no Brasil, com a meta ambiciosa de plantar e garantir a manutenção de 6 milhões de árvores em áreas do Cerrado e da Mata Atlântica em Minas Gerais. A iniciativa visa restaurar 4 mil hectares – o equivalente a mais de 4 mil campos de futebol – ao longo de 30 anos. Este é um dos pilares do Programa Global de Reflorestamento da empresa, que pretende cultivar 200 milhões de árvores nativas até 2030, contribuindo para a regeneração de ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas.
“A urgência climática nos leva a adotar uma abordagem sistêmica, buscando não apenas sustentar, mas regenerar os sistemas alimentares”, explica Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation na Nestlé Brasil. A empresa tem expandido práticas de agricultura regenerativa em suas principais cadeias produtivas, promovendo a fertilidade do solo e a preservação dos ecossistemas.
Detalhes do projeto no Brasil
O plantio, programado para ser concluído até 2027, contará com mais de 100 espécies nativas. As árvores serão plantadas em áreas estratégicas, como nascentes, córregos e rios pertencentes às bacias hidrográficas dos rios Doce e São Francisco, abrangendo um território de Belo Horizonte até Montes Claros.
Após o plantio, a Nestlé monitorará as áreas para garantir a consolidação das florestas, contribuindo para a recuperação da biodiversidade local e a criação de empregos e renda para as comunidades da região.
Leia também: https://foodbizbrasil.com/sustentabilidade/unilever-lidera-movimento-contra-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/
Compromissos sustentáveis da Nestlé
A Nestlé se comprometeu a adotar práticas de agricultura regenerativa em 30% de suas principais cadeias produtivas – como leite, café e cacau – até 2025. Além disso, busca reduzir em 50% suas emissões de CO2 até 2030, com a meta de se tornar Net Zero até 2050.
A empresa já mantém programas como:
- Nestlé Cocoa Plan: sustentabilidade na produção de cacau, com mais de 6.500 produtores envolvidos;
- Nature por Ninho: parceria com 1.200 produtores de leite para monitorar cuidados com solo, água e bem-estar animal;
- Cultivado com Respeito: maior programa global de sustentabilidade da cafeicultura, com 1.500 fazendas certificadas e 100% de rastreabilidade.
Parcerias estratégicas para o sucesso
Com financiamento integral da Nestlé, o projeto será gerenciado pela NatureCo, líder australiana em soluções baseadas na natureza, em colaboração com ONGs globais e locais. No Brasil, o Instituto Espinhaço, com foco em reflorestamento e recuperação de bacias hidrográficas, é o principal parceiro local.
“A parceria entre a Nestlé, a NatureCo e o Instituto Espinhaço reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável para o planeta e para as pessoas”, ressalta Mark Graeme, gerente geral de Operações da NatureCo.
Com ações práticas e de longo prazo, a Nestlé consolida sua liderança na agenda global de sustentabilidade, promovendo impacto positivo em comunidades e ecossistemas.