Sendo o Brasil um dos maiores consumidores de whiskey no mundo, segundo dados da Euromonitor International, aos poucos o brasileiro se familiariza com os diferentes tipos de bebidas que compõem este universo. E, apesar do que muitos pensam: os whiskies não são todos iguais.
Para ajudar quem quer se aventurar e saber mais sobre esse universo, o whiskey super premium mais vendido do mundo, Woodford Reserve® apresenta algumas dicas para apreciar um verdadeiro Bourbon super premium.
Disponível para todos os gostos, estilos e nacionalidades, o whiskey pode ser visto, a princípio, como uma cerveja que foi destilada. A partir daí, uma das bebidas mais consumidas no mundo ganha uma diversidade de sabores e de tipos que vão além da complexidade de transformar grãos em álcool.
O Scotch Whisky, por exemplo, é produzido na Escócia a partir da cevada ou do trigo. A bebida é maturada em barris de carvalho por no mínimo três anos e, normalmente, esses barris já foram usados por outras bebidas como o vinho.
Bourbon
Já nos Estados Unidos, o estilo predominante é o Bourbon, um whiskey que pode entregar sabores diversos que variam entre caramelo, baunilha e carvalho. Para ser considerado um verdadeiro bourbon, ele deve ter pelo menos 51% de milho e maturação em barricas virgens, ou seja, que nunca antes foram utilizadas para maturar outra bebida, e torradas de carvalho americano.
O estado de Kentucky, nos Estados Unidos, é o berço do bourbon e até hoje desponta como o campeão de produção desse tipo de whiskey. A bebida tem características adocicadas pelo uso do milho e as barricas contribuem com sabores como caramelo, café e chocolate. Os Bourbons também usam, geralmente, um pouco de centeio para equilibrar suas receitas.
Woodford Reserve
Com uma combinação de ingredientes especiais como milho, centeio e cevada maltada, unidos à água filtrada de calcário natural, o Woodford Reserve contém mais de 200 notas de sabor. O Bourbon artesanal super premium tem traços picantes, florais e cítricos que se destacam quando degustado na harmonização de diferentes alimentos.
Com o chocolate amargo, por exemplo, suas notas de café são estimuladas, assim como o cravo, folhas de tabaco e chocolate. Já com o melaço, o destaque do sabor vai para as nuances de caramelo, mel e ervas. Se harmonizado com avelãs, o Woodford Reserve aguça o gosto da madeira, castanhas e noz pecã. Se o acompanhamento for o queijo parmesão envelhecido, a bebida destaca as notas das diversas castanhas, além do sabor da noz pecã.
Sobre Woodford Reserve
Produzido na mais antiga destilaria norte-americana, com mais de 200 anos, o Bourbon Woodford Reserve possui um dos mais tradicionais processos de produção, sendo triplamente destilado e maturado sob medida em barris de carvalho americano novos e queimados. Autêntico, Woodford Reserve confecciona seus próprios barris que têm o seu interior queimado justamente para aflorar as notas de caramelo provenientes da madeira. Ao longo de sua história, o produto foi premiado com três medalhas de ouro em competições renomadas do segmento de destilados. No Brasil, Júnior Oliveira é o embaixador da marca.
#WoodfordReserve @WoodfordReserve _br
Sobre a Brown-Forman
Em operação no Brasil desde agosto de 2010, a Brown-Forman é detentora de marcas como Jack Daniel’s – com o tradicional Old No.7, os saborizados Honey, Fire e Apple, além dos superpremium Gentleman Jack e Single Barrel –, Woodford Reserve, Fords Gin e as tequilas el Jimador e Herradura. A multinacional está entre as cinco maiores empresas do segmento de bebidas do mundo e seu portfólio de 30 marcas é vendido em mais de 160 países. Foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde mantém sua sede e, em todo o mundo, possui mais de 4.600 funcionários.