O mercado global de bebidas ready to drink (RTD), ou seja, aquelas prontas para consumo, segue em ritmo acelerado de crescimento. Em 2024, mais de 1.800 lançamentos foram registrados nos dez principais mercados mundiais — número que inclui o Brasil. Segundo a consultoria IWSR, referência no setor, o segmento cresceu 2% no último ano, impulsionado principalmente pelas novidades que conquistam o consumidor.
Dentro desse cenário, os coquetéis e long drinks continuam liderando. Eles representaram 42% dos lançamentos em 2023, contra 38% em 2021. A explicação está na aposta de marcas populares em variações com teor alcoólico mais alto e apelo entre o público jovem. “Essas bebidas ajudam a manter o consumidor na categoria”, afirma Susie Goldspink, gerente sênior da IWSR.
Um exemplo dessa movimentação é a ação da Amstel Vibes, linha de RTDs do Grupo Heineken, em parceria com a Coco Leve, empresa que produz gelo para drinques. As marcas criaram um combo exclusivo para celebrar a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A mistura inclui o Vibes sabor melancia e cubos de gelo com glitter que “não derretem” — um produto da Coco Leve feito especialmente para a ocasião.
Além de visualmente marcante, o gelo tem durabilidade três vezes maior que o tradicional. A combinação será vendida ao longo de junho em pontos estratégicos de São Paulo, com preço sugerido de R$ 15. Também estará presente na Feira da Diversidade (19/06) e durante a Parada (22/06), com distribuição em bares, por ambulantes e no Trio da Amstel.
“A criação desse produto exclusivo para o mês do orgulho é uma honra e um marco para a Coco Leve”, afirma Felipe Pádua, coordenador de marketing da empresa.
Essa adaptação foi inspirada na matéria original publicada pela Exame