FoodBiz

Falta de energia em SP pode ter gerado perda de R$ 51,7 milhões no comércio, estima ACSP

As fortes chuvas e ventanias que atingiram a capital paulista nesta semana podem ter causado um impacto significativo no comércio da Grande São Paulo. De acordo com estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a falta de energia registrada na última quarta-feira (10) pode ter resultado em uma perda de até R$ 51,7 milhões em faturamento.

O cálculo foi feito pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP) com base no volume financeiro movimentado diariamente na cidade de São Paulo e em seu entorno. Segundo a entidade, os prejuízos não são simples de mensurar, já que os efeitos do ciclone foram desiguais entre as regiões da capital e, em alguns pontos, o fornecimento de energia ainda não havia sido totalmente restabelecido.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, o principal impacto recai sobre o consumo imediato. “A redução das compras por impulso e das aquisições feitas no momento é um dos principais efeitos da falta de energia”, afirma. Ele destaca que situações como essa comprometem especialmente as vendas de giro rápido, muito dependentes do fluxo constante de clientes.

A interrupção no fornecimento de energia, provocada pelos ventos fortes, afetou diretamente cerca de 1,5 milhão de pessoas, limitando o funcionamento de estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de consumidores em diversas regiões da cidade.

.
Fonte: Mercado&Consumo

Compartilhar