O Grupo Bel anunciou um investimento de € 16,7 milhões para expandir sua fábrica de queijos no Vietnã. Com o aporte, a unidade terá sua capacidade produtiva dobrada, chegando a 20 mil toneladas por ano, e passará a ocupar um papel estratégico como principal polo industrial e de exportação da companhia na Ásia.
A decisão acompanha o crescimento da demanda por marcas do portfólio da Bel, como Kiri e A Vaca que Ri, tanto no mercado vietnamita quanto em outros países da região. A ampliação da planta foi oficialmente marcada por uma cerimônia no Vietnã, que reuniu executivos do grupo, autoridades locais e parceiros institucionais.
As obras estão previstas para começar no final de janeiro de 2026, com conclusão estimada para março de 2027. Após a entrega, a fábrica deve reforçar ainda mais a liderança da Bel no mercado de queijos do país, onde o grupo já concentra mais de 70% de participação no varejo moderno e no comércio tradicional, impulsionado por marcas produzidas localmente como A Vaca que Ri, Belcube e Kiri.
Além de atender o mercado interno, a unidade ampliada será uma base de exportação para outros países do Sudeste Asiático, além de China, Japão e Arábia Saudita. A estratégia reforça o modelo adotado pela Bel de combinar produção local com alcance regional.
Projeto Piloto
Outro destaque do projeto é a criação de uma linha piloto dedicada à pesquisa, inovação e desenvolvimento. O espaço permitirá testes industriais, ajustes de receitas e o desenvolvimento de novos formatos alinhados aos hábitos de consumo e às necessidades nutricionais dos mercados asiáticos. Segundo a empresa, a iniciativa deve acelerar a inovação e apoiar o lançamento de produtos mais acessíveis e responsáveis.
O investimento também terá impacto direto na geração de empregos. A expectativa é que o número de colaboradores da unidade cresça de 188 para cerca de 400 profissionais no longo prazo.
Presente no Vietnã desde 2011, a Bel vem expandindo gradualmente sua atuação industrial no país. Após iniciar com uma capacidade de aproximadamente 4 mil toneladas anuais, o grupo investiu quase € 13 milhões em 2015 para construir uma nova fábrica, elevando a produção para 10 mil toneladas por ano, com foco principalmente na marca A Vaca que Ri, conhecida localmente como Con Bò Cười.
Hoje, o Vietnã ocupa posição central na estratégia de crescimento da Bel na Ásia. Nos últimos anos, o grupo também ampliou sua presença regional com a aquisição de 70% da Shandong Junjun Cheese, na China, em 2022, a inauguração de uma unidade de produção da Britannia The Laughing Cow em 2024 e uma participação minoritária na empresa indonésia Mulia Boga Raya.
Para Stéphane Dupays, diretor de operações do Grupo Bel, o país é um dos mercados mais dinâmicos da companhia na região. “O Vietnã é um pilar fundamental da nossa estratégia asiática. Essa expansão reforça nossa visão de longo prazo e a ambição de transformar o país em um polo industrial capaz de atender consumidores locais e de toda a ASEAN, mantendo elevados padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade”, afirma.
Já Thuan Dang Huu, diretor industrial para o Nordeste Asiático, destaca o papel do mercado vietnamita no desempenho regional do grupo. Segundo ele, equipes locais engajadas, produtos adaptados e um modelo de exportação consistente tornaram o Vietnã essencial para o crescimento da Bel na Ásia. “Esse novo investimento nos permitirá acelerar ainda mais essa trajetória”, completa.
📌 Conteúdo adaptado a partir de informações divulgadas no Portal Food Bev







