Muito se fala sobre sustentabilidade e economia circular, e essa preocupação por parte das empresas é um ponto muito positivo e importante que garante a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Mas ao falar sobre economia circular na indústria de alimentos, é preciso compreender que isso vai muito além da busca por sustentabilidade, é uma forma de melhorar os resultados e processos nas empresas.
Mas o que realmente é a economia circular?
De modo resumido, podemos dizer que a economia circular é a definição de como as atividades irão reduzir, reutilizar e reciclar materiais em toda a cadeia de valor dos produtos.
Um dos objetivos é eliminar resíduos e poluição, usando de modo eficiente os recursos naturais e aproveitando melhor os insumos.
Essa é uma forma de conscientizar o consumidor sobre a importância de reciclar e reaproveitar esses materiais. Além disso, a economia circular tem por finalidade tornar a gestão mais eficiente com os recursos naturais existentes, mantendo os produtos, componentes e materiais em um alto nível de utilidade e valor dentro de um processo econômico, buscando o desenvolvimento sustentável.
Quais vantagens a economia circular traz?
O fato de que na economia circular os materiais são melhor aproveitados e os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas, faz com que haja maior disponibilidade dos mesmos.
Vale ressaltar que ela contribui para a reversão dos danos ambientais como o aquecimento global e a poluição, sendo exemplos muito citados nos dias de hoje.
Sem contar que a valorização dos recursos naturais trazem como resultado melhores condições de saúde aos seres humanos, benefícios para o ambiente em si e também, o crescimento econômico para a população.
Atualmente, os consumidores estão ecologicamente mais conscientes e cuidadosos sobre suas escolhas de alimentos e bebidas.
Desse modo, ter um negócio que atua com práticas sustentáveis não se trata apenas de agir com diligência no meio ambiente, mas também é uma maneira de aumentar a afinidade da marca com seus clientes, além de economizar dinheiro e evitar o desperdício.
Leia também: Segurança alimentar de A a Z: Tudo o que você precisa saber para evitar erros!
Como as marcas estão se posicionando no mercado?
A economia circular está sendo aplicada a tudo nos negócios, desde o processamento dos alimentos até às embalagens. Quando inserida de forma correta na indústria de alimentos e bebidas, ela reduz desperdícios, contribuindo para que os processos sejam mais eficientes.
Outro benefício de aplicá-la é que ela contribui para uso mais inteligente de energia e outros recursos, agregando valor ao negócio e gerando aos produtos uma vantagem competitiva.
Reciclar alimentos que seriam normalmente desperdiçados na linha de produção ou criar novos produtos com sobras de subprodutos e ingredientes é uma forma de implementar a economia circular no setor de alimentos.
Também é possível implementar abordagens regenerativas para a produção de alimentos, buscando formas de cultivo de um jeito que cuide, em vez de degradar o meio ambiente.
A agricultura regenerativa visa regenerar a camada superficial do solo, que inclui a reciclagem de resíduos agrícolas, cultivo de cobertura, rotação de culturas e agricultura mista.
Confira algumas práticas simples que podem ser feitas em seu negócio:
- Evite o desperdício de alimentos;
- Encaminhe embalagens e resíduos para reciclagem;
- Evite estocar muitos alimentos, para reduzir perdas;
- Prefira consumir produtos orgânicos, livres de agrotóxicos;
- Opte pelo uso de embalagens retornáveis.
A economia circular evita o desperdício, traz economia para o seu negócio e ainda cuida do meio ambiente em simultâneo.
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre a importância da economia circular. Para conferir outros assuntos como esse, acesse nosso blog.