Após a derrota da Seleção Brasileira por 4 a 1 para a Argentina na última terça-feira, o Burger King da Argentina resolveu transformar o revés em uma oportunidade de marketing criativa – e um tanto provocativa. A rede anunciou a distribuição de quatro sanduíches do tipo stacker gratuitamente para as quatro primeiras pessoas que comprovarem nacionalidade brasileira.
A ação foi divulgada nas redes sociais com a frase: “Se você é brasileiro, vai comer 4 de novo”, fazendo uma referência direta ao placar da partida vencida pela seleção argentina, a Albiceleste. Para participar, os interessados devem enviar, por mensagem direta no Instagram da marca, uma foto de um documento que comprove a nacionalidade brasileira.
A iniciativa teve grande repercussão online. Nos comentários, brasileiros entraram no clima da brincadeira, com respostas como “quero 5”, em alusão aos cinco títulos mundiais do Brasil – número superior aos três da Argentina. Do outro lado, internautas argentinos celebraram a ação com elogios ao setor de marketing, com frases como “Póngale 10 al de Marketing” (dê nota 10 para o Marketing) e “Revivió el Marketing” (o Marketing reviveu).
Com mais de 15 mil curtidas até o momento, a publicação exemplifica a estratégia de marketing do Burger King, que costuma se destacar por ações alinhadas a temas em alta nas redes sociais – mesmo que isso envolva provocações bem-humoradas a diferentes públicos, incluindo seus próprios consumidores.