Apesar do crescente interesse por dietas mais saudáveis e sustentáveis, o sabor ainda é apontado como o principal obstáculo para que consumidores adotem com regularidade produtos à base de plantas. Segundo uma pesquisa da Food Industry Association (FMI), realizada em 2023 com mais de mil pessoas, menos da metade dos consumidores está disposta a experimentar novas alternativas vegetais — e o fator decisivo para isso continua sendo o sabor.
É nesse contexto que soluções tecnológicas ganham protagonismo. A T. Hasegawa, fornecedora global de ingredientes, aposta na inovação para reverter essa percepção. A empresa desenvolveu o Plantreact, ingrediente versátil que pode ser aplicado em uma ampla gama de produtos plant-based, como tiras de frango, salsichas, hambúrgueres e bifes, com o objetivo de aproximar o sabor dessas alternativas ao de proteínas animais tradicionais, como carne bovina e frango.
Mary Maier, diretora de criação de sabores da T. Hasegawa USA, destaca que a tecnologia da empresa oferece uma experiência sensorial mais autêntica: “Estamos entusiasmados em oferecer uma solução para esse problema e mudar a percepção do consumidor sobre proteínas vegetais com uma tecnologia natural que proporciona uma experiência de sabor mais satisfatória”.
Mesmo com o apelo à saúde e à sustentabilidade, a indústria de carnes vegetais enfrenta desafios econômicos importantes. A Beyond Meat, marca líder do setor, precisou de um aporte de US$ 100 milhões de uma organização sem fins lucrativos para amenizar dívidas, enquanto suas vendas seguem em queda. No último trimestre, a empresa registrou uma retração superior a 15% no varejo, com um recuo de 23,3% nos volumes vendidos.
Com consumidores mais exigentes e o varejo reavaliando o espaço destinado a esses produtos, iniciativas que entregam sabor e qualidade são cruciais para que o segmento das proteínas vegetais possa, de fato, atingir todo o seu potencial.
Fonte: Food Dive