FoodBiz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Museu da Imigração de SP inaugura exposição sobre café espresso

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo apresenta, a partir desta sexta-feira (21), a exposição Passione Italiana: l’arte dell’espresso, em celebração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano. A mostra retrata a evolução do café espresso por meio do design e da tecnologia das máquinas que revolucionaram sua preparação.

Com um acervo de 60 peças, que vão desde equipamentos domésticos até modelos profissionais, a exposição destaca itens icônicos, como a moka Pulcina da Alessi para a illycaffè. Além disso, um roteiro histórico conduz os visitantes pela trajetória do café – do grão à xícara –, explorando inovações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo.

Outro ponto alto da mostra é a seleção de máquinas históricas provenientes do acervo do Museu da Máquina para Café (Mumac), do grupo italiano Cimbali. O Brasil desempenha um papel central nessa história: a Itália ocupa a terceira posição entre os maiores importadores do café brasileiro, tornando-o a base da maioria dos espressos consumidos no país europeu.

“O desenvolvimento da cafeicultura brasileira está intimamente ligado à imigração italiana, que trouxe sua mão de obra para as lavouras de café a partir de 1870”, explica Domenico Fornara, cônsul-geral da Itália em São Paulo. Segundo ele, essa conexão histórica consolidou o café como um elo cultural entre Brasil e Itália.

A inauguração da exposição acontece às 19h30 no Museu da Imigração, com um pocket show da cantora italiana Mafalda Minnozzi. Com curadoria de Elisabetta Pisu, Passione Italiana segue em cartaz até 26 de maio, encerrando as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Compartilhar