A tradicional marca de cachaça Velho Barreiro está investindo em novas estratégias de comunicação e diversificação de produtos para ampliar sua presença no mercado. Um dos principais destaques dessa nova fase é o lançamento do VB Refresca, bebida da categoria Ready to Drink (pronta para o consumo), voltada especialmente ao público jovem.
Lançado em 2023, o produto ganhou destaque com uma identidade visual moderna e vibrante, pensada para dialogar com uma nova geração de consumidores. Com embalagens coloridas e de fácil reconhecimento, o objetivo é expandir o alcance da marca para além do público tradicional da cachaça.
Segundo o CEO da empresa, César Rosa, a proposta do VB Refresca é ocupar um espaço ainda pouco explorado pela marca: o dos jovens que preferem bebidas leves e saborizadas. “Em qualquer canto, em qualquer bar ou comunidade, você vai encontrar um litro de Velho Barreiro. Então, a VB Refresca vem para impactar o jovem que não está no mercado de destilado de doses”, explica.
A nova linha chega com três sabores: Maracujá, Limão e Frutas Vermelhas, todos com 5% de teor alcoólico. A proposta é atender à crescente demanda por bebidas mais versáteis, que possam ser consumidas em diferentes momentos do dia a dia.
O nome do produto também foi pensado estrategicamente. “Nós fizemos a VB Ice, pois na linguagem do jovem, ele já falava ‘VB’. O jovem reconhece que o Velho Barreiro tem qualidade para produzir algo assim. Essa sinergia nos surpreendeu e nos anima muito”, comenta o CEO.
A campanha de lançamento do VB Refresca conta com forte presença nas mídias sociais, com apoio de influenciadores que se conectam com o novo público-alvo da marca. Além disso, a estratégia inclui ações de mídia out-of-home, como painéis em pontos de ônibus e estações de metrô – espaços urbanos que fazem parte da rotina das classes B e C, público-alvo da bebida.
Para impulsionar a visibilidade do novo produto, a Velho Barreiro aprovou um investimento publicitário de quase R$ 3 milhões, com foco em estados como Rio de Janeiro e regiões do Centro-Oeste.
Esse movimento da marca é um exemplo interessante de como empresas tradicionais podem se reinventar, adaptando-se às tendências de consumo e dialogando com novos perfis de público. Uma oportunidade valiosa para estudantes e profissionais das áreas de marketing, comunicação e gestão analisarem estratégias de inovação em marcas consolidadas no mercado brasileiro.