FoodBiz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cinco Whiskies fora do comum para experimentar em 2025

Em 2024, o whisky single malt americano continuou a conquistar espaço, e as opções de alta qualidade estão se multiplicando ao redor do mundo. Como jornalista e avaliador de bebidas, tive a oportunidade de provar uma seleção desses produtos, e aqui estão cinco que se destacaram. Esta lista, no entanto, exclui bourbons, ryes e Scotches, que serão abordados separadamente.

Embora outras opções também tenham agradado, essas foram as mais recorrentes na hora de escolher um whisky da prateleira.

1. Stranahan’s Original – Colorado, EUA
A Tasting Alliance recentemente elegeu este whisky como o melhor single malt americano do mundo no San Francisco World Spirits Competition. Com um sabor limpo e notas de carvalho e especiarias, o Stranahan’s Original apresenta um teor alcoólico forte e uma mistura entre os mundos do bourbon e do Scotch. Produzido com grãos locais e envelhecido por, no mínimo, quatro anos em barris de carvalho americano, este whisky não é filtrado a frio e possui 47% de ABV.

2. Kanosuke – Kyushu, Japão
Localizada na prefeitura de Kagoshima, na ilha de Kyushu, a destilaria Kanosuke utiliza o clima tropical e as brisas do oceano para maturar rapidamente seus whiskies. O resultado é um single malt leve e floral, que é uma excelente porta de entrada para o whisky japonês. Além deste, vale a pena conhecer também o Kanosuke Hioki Japanese Pot Still Grain Whisky e o Kanosuke Double Distillery Japanese Blended Whiskey.

3. American Customs Whiskey – Connecticut, EUA
Produzido pela American Customs, uma oficina de restauração de carros clássicos, este whisky oferece uma proposta doce e marcante, com notas de milho e um final prolongado. Ele é a opção mais próxima do bourbon da lista, sendo fácil de beber. A marca também oferece edições limitadas, como “The Disciple”, que utiliza um método inovador de “Infusão Sônica”, no qual a gravação de um motor de motocicleta influencia os sabores do whisky durante o envelhecimento.

4. Wassaic Whiskey – Nova York, EUA
Produzido em Wassaic, no Vale do Hudson, este whisky é feito com ingredientes locais da região. Sob a liderança do destilador escocês Shane Fraser, o whisky começa com um perfil limpo e leve e termina com notas florais etéreas. Esta destilaria, localizada em uma fazenda, também é um excelente destino para os meses mais quentes.

5. Glendalough 7-Year-Old Single Malt – Irlanda
Inspirado por São Kevin, o santo irlandês que se dedicou à natureza, este whisky é envelhecido em barris de carvalho irlandês. O processo sustentável de manejo florestal das Montanhas Wicklow resulta em um whisky suavemente encantador, com uma textura espessa. Além disso, a destilaria também produz o Double Barrel Whiskey, gin e Poitin, uma bebida tradicional irlandesa precursora do whisky.

Para saber mais sobre tendências e movimentações do mercado de alimentos e bebidas, continue acompanhando o Foodbiz.

Leia mais em Forbes Brasil.

Essa adaptação foi inspirada na matéria original publicada pela Forbes

Compartilhar