Com presença em mais de 700 cidades do interior do Brasil, o Aiqfome atingiu um faturamento impressionante de R$ 1 bilhão em 2024, consolidando-se como a segunda maior plataforma de delivery online do País, atrás apenas do iFood. O crescimento da foodtech paranaense foi tema de uma entrevista exclusiva com o CEO Igor Remigio ao M&C Talks, da revista Mercado & Consumo.
Lançado em 2007, o Aiqfome surgiu quando o conceito de delivery online ainda era novidade no Brasil. Desde então, a empresa vem trilhando um caminho sólido com estratégias voltadas principalmente para o interior, regiões médias e pequenas cidades onde grandes players ainda não têm domínio completo.
A força do interior e o diferencial competitivo
O sucesso fora dos grandes centros urbanos não é por acaso. Segundo Remigio, o segredo está em entender e atender as realidades locais com uma operação próxima dos parceiros e consumidores:
“Nosso plano de expansão é estratégico e focado em construir uma operação sustentável. Exploramos cidades onde podemos oferecer um diferencial competitivo, com taxas mais justas, serviço personalizado e um ecossistema completo de soluções.”
A estratégia inclui equipes locais, com sotaque e cultura das próprias regiões, além de um modelo de licenciamento que permite ao empreendedor local operar com autonomia e suporte tecnológico.
A entrada no ecossistema Magalu
Desde sua aquisição pelo Magalu em 2020, o Aiqfome ganhou musculatura para expandir seus serviços. A parceria permitiu acesso a uma estrutura robusta em logística, tecnologia e marketing, impulsionando o crescimento da empresa.
No ano da integração, o faturamento foi de R$ 600 milhões. Em 2023, o volume de pedidos cresceu 53%, e a plataforma passou a atender também farmácias, mercados e pet shops.
“A força da marca Magalu nos deu visibilidade nacional, algo que não tínhamos antes. Isso impulsionou nosso crescimento e consolidou nossa presença no mercado”, afirma Remigio.
Inovação como pilar estratégico
Para manter-se competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico, o Aiqfome investe pesado em tecnologia e inteligência artificial. Uma das inovações mais recentes é a leitura de cardápio por imagem, que facilita o cadastro de produtos na plataforma pelos restaurantes.
Além disso, a empresa oferece soluções como o sistema Geraldo, um PDV completo que ajuda na gestão de estoque, comandas, balcões e até permite delivery próprio — sem pagamento de comissão para plataformas.
Delivery do futuro: personalização e fidelização
Entre as apostas para o futuro do delivery no Brasil, Remigio destaca a personalização da experiência e os programas de fidelidade, como o D+, que oferece cupons diários a assinantes. De acordo com ele, os usuários fidelizados compram até 3,5 vezes mais do que os clientes comuns.
“O futuro do delivery será cada vez mais personalizado, com foco em retenção, engajamento e integração de serviços complementares.”
Fonte: Entrevista exclusiva concedida por Igor Remigio, CEO do Aiqfome, ao M&C Talks, da revista Mercado & Consumo.