FoodBiz

Como fazer benchmarking para bares? Confira o passo a passo completo!

Ter um olhar atento para o mercado é determinante para o sucesso do seu negócio. Bem como qualquer outro setor, o Foodservice está em constante atualização e, nesse sentido, saber como fazer benchmarking é indispensável para crescer e se destacar entre a concorrência.

Mas, você sabe o que o termo significa e como fazer a análise da maneira certa? Se você quer ver seu bar crescer, saiba como fazer benchmarking a seguir! Confira nossas dicas!

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma análise competitiva. Ela é considerada uma ferramenta de mensuração, pois permite que empreendedores analisem práticas, tecnologias e processos utilizados pelos concorrentes.

Essa é uma maneira prática de buscar referências e inspirações em empresas que atuam no mesmo segmento que você. Só assim é possível fidelizar clientes, melhorar o modelo atual da sua empresa e alcançar resultados superiores.

Quais equipamentos eletrônicos são usados no dia a dia? Como é a estrutura do local? Quais itens são usados para automatizar os processos? Essas são algumas das perguntas que podem te ajudar a montar um bar ainda mais completo para o seu consumidor.

Benefícios do benchmarking

Aprender como fazer benchmarking é a melhor maneira de otimizar processos, ter insights úteis e ações muito mais satisfatórias.

Em consequência, o lucro aumenta, bem como a produtividade da equipe. Os custos e até mesmo os riscos na operação diminuem. Isso porque, ao entender o que seus concorrentes estão fazendo de certo e errado, fica mais fácil tomar as melhores decisões para o desenvolvimento do seu bar.

Como fazer benchmarking: 6 passos essenciais

Agora chegou a hora de conferir como fazer benchmarking para o seu bar. Esse processo é contínuo, por isso deve ser revisitado várias vezes durante o ano.

1. Defina quais concorrentes serão analisados

O primeiro passo é escolher quais concorrentes você quer avaliar. Nesse caso, o ideal é investigar os líderes do seu segmento. Escolha até três estabelecimentos com grandes cases de sucesso no mercado.

2. Avalie a sua própria empresa

Antes mesmo de definir pontos de análise é importante entender os processos do seu próprio negócio. Avalie pontos fortes e o que precisa melhorar.

Leia também: Ações de marketing em bares que ajudam na divulgação

3. Defina o que será analisado

Então, defina o que será analisado. Uma sugestão é criar uma planilha com os principais pontos. Entre os pontos de avaliação, é possível verificar equipamentos e estrutura, como citado anteriormente, até outros detalhes, como atendimento, técnicas de formação de preço e qualidade dos pratos.

3. Busque todos os dados

Com a internet é fácil procurar dados, de maneira prática e simples. Visite redes sociais, blogs e sites. Mas, não só isso. Confira comentários dos usuários, artigos, reports e estudos complementares.

Se necessário, visite o estabelecimento pessoalmente.

4. Analise os dados coletados

Após coletar todos os dados do benchmarking, compare com o que sua empresa faz atualmente. E vá além! Entenda não só as principais estratégias e equipamentos utilizados pelos concorrentes, mas o porquê de cada escolha.

Confira também todas as qualidades e aspectos negativos do empreendimento. Assim, é possível investir em estratégias para se destacar ainda mais.

5. Crie um cronograma de metas

Após coletar todos os dados, crie um plano personalizado, com um cronograma completo de metas. Essa etapa do benchmarking é indispensável, pois garante motivação e foco na otimização de processos e estudos.

6. Monitore resultados

Como fazer benchmarking é um processo contínuo, é muito importante acompanhar todos os resultados constantemente. Avalie o antes e depois das modificações implementadas e sempre realize ajustes, para continuar crescendo.

Viu só como o benchmarking é a melhor estratégia de crescimento para sua empresa? Com ela, seu bar terá um desempenho igual ou até mesmo superior ao dos concorrentes. O sucesso do seu estabelecimento está garantido!

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre como fazer benchmarking. Para conferir outras dicas como essa, acesse nosso blog.