O mercado de produtos Premium no Brasil teve um aumento de 11,3% no preço médio no terceiro trimestre de 2024, mas, surpreendentemente, os consumidores mantiveram a demanda por esses itens, resultando em um crescimento de 5,8% nas vendas por unidade. Esses dados são do relatório Consumer Insights Q3 2024, da divisão Worldpanel da Kantar, que analisou o comportamento de compra de bens não duráveis.
De acordo com o estudo, o consumo de produtos Premium tem se expandido, inclusive, entre as classes média e baixa. Essas classes têm optado por frequentar mais pontos de venda para manter a compra desses itens. As categorias mais populares são Bebidas e Higiene & Beleza.
Bebidas: Uma Experiência Diversificada para Diferentes Públicos
No setor de bebidas, observou-se um aumento na oferta de produtos Premium, com diferenças marcantes nos padrões de consumo entre as classes sociais. As classes A e B, por exemplo, têm priorizado o consumo mais individualizado, buscando experiências mais saborosas e criando hábitos de consumo mais constantes. Já as classes D e E têm compartilhado mais os produtos, com um destaque para o aumento do consumo de sucos prontos (100% Suco ou Néctar). A principal motivação para a compra desses produtos tem sido a preocupação com a saúde, uma tendência crescente entre os consumidores dessas faixas.
Higiene & Beleza: A Ascensão do Banho Premium
Outro segmento em crescimento é o de Higiene & Beleza, onde a tendência é o “banho Premium”. Os consumidores estão investindo em rotinas de cuidados mais completas e sofisticadas. O estudo revela que 34% das ocasiões de banho envolvem o uso de quatro ou mais produtos diferentes. Enquanto um banho comum pode durar menos de 10 minutos e contar apenas com sabonete líquido e esfoliante corporal, o banho Premium se estende por mais de 15 minutos, incluindo itens como cuidados íntimos, sabonete líquido, esfoliantes faciais e corporais, entre outros. O objetivo desse cuidado vai além da limpeza e do prazer de um aroma agradável, focando também em experiências hidratantes, relaxantes e de autocuidado.
Análise Regional e Metodologia
O relatório Consumer Insights é realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, que monitora constantemente o comportamento de consumo no Brasil. Para o estudo do terceiro trimestre de 2024, foram analisadas as regiões metropolitanas de Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), fornecendo uma visão detalhada sobre as preferências dos consumidores em relação a alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza.
Texto adaptado para o Portal Foodbiz a partir de informações publicadas por Food Inovation