A empresa Natural One, especializada na produção de sucos 100% naturais, está avaliando a possibilidade de abrir uma nova fábrica de bebidas em Manaus (AM). A informação foi divulgada em matéria da Globo Rural, com base em nota publicada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que recebeu representantes da empresa em uma reunião recente.
Durante o encontro, a companhia buscou entender as condições fiscais e os incentivos oferecidos pela Zona Franca para a implantação de uma unidade produtiva na região.
“Estamos no primeiro momento de análise das oportunidades para a Natural One. Queremos entender como podemos aproveitar os recursos de Manaus para fortalecer nosso processo produtivo”, afirmou Rafael Catolé, vice-presidente e gerente geral da empresa, segundo a nota da Suframa citada pela Globo Rural.
Atualmente sediada em Jarinu, no interior de São Paulo, a Natural One tem capacidade de produção de 200 milhões de litros por ano. Catolé destacou que a empresa é líder nas categorias de suco de laranja, uva e maçã no país, e agora pretende ampliar seu portfólio. “Queremos explorar novas categorias, como néctares, energéticos e isotônicos”, afirmou.
A possibilidade de incorporar frutas típicas da Amazônia ao processo produtivo também está sendo considerada. “Estamos muito interessados nas frutas locais, o que traria um diferencial competitivo para nossos produtos”, explicou o executivo.
A empresa prevê a criação de empregos em etapas. “Talvez tenhamos uma fase 1, fase 2, fase 3. Nossa ideia é, inclusive, cooperar com outras indústrias locais. Existe a possibilidade de trabalharmos com enlatados, algo que ainda não exploramos. Vemos uma grande oportunidade aqui em Manaus”, completou Catolé.
A expectativa é que as primeiras ações do projeto comecem ainda em 2025, com um planejamento estruturado para os próximos três anos. A Zona Franca de Manaus, segundo a Natural One, é um fator determinante para o avanço da iniciativa. “A Zona Franca é, sem dúvida, um grande chamariz para esse projeto”, finalizou o executivo.
Pela Suframa, participaram da reunião o superintendente Bosco Saraiva, o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Mauricio Itikawa, e o coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Rocha Muniz. Representando a Natural One estiveram, além de Rafael Catolé, José Imar (contador e assessor do projeto), Fernando Silveira (consultor tributário), Denner Jader Rodrigues (engenheiro e consultor industrial) e Pedro Canaã (assessor da consultoria local).