FoodBiz

Câncer colorretal: prevenindo o problema através da alimentação

o Você conhece o câncer colorretal? Sabe onde ele se dá? Sabe identificar ou reconhecer possíveis sintomas?

Acompanhe o texto, pois Março é dedicado a conscientização sobre esse problema, e entenda como a sua alimentação pode te auxiliar na prevenção dessa doença.

Conheça um pouco mais do câncer colorretal

Para começar é de extrema importância entender onde a doença acontece no nosso corpo.

O câncer colorretal se manifesta no intestino grosso, região conhecida como cólon, sendo parte a parte final do nosso trato digestivo.

Muitos não sabem, mas segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é responsável por cerca de 41 mil novos casos por ano, tornando- se o terceiro tipo de câncer mais comum em todo território nacional.

Um dos maiores problemas desse tipo de câncer são seus sintomas, que na maioria das vezes podem passar despercebidos, entre os principais sintomas para identificar a doença estão:

  • Inicio de sangue nas fezes, e piora com o passar do tempo;
  • Alteração do hábito intestinal (aumento de diarreias e constipações);
  • Presença de dor na hora de realizar as necessidades, alterações nas fezes (cor e espessura);
  • Perda de peso e anemia.

Por serem sintomas que muitas vezes não são percebidos, e associados também a outras doenças, é difícil ter um diagnóstico precoce do problema. 

Ademais, segundo o INCA, esse tipo de câncer acomete, na grande maioria dos casos, pessoas com mais de 50 anos, ou até mesmo por hereditariedade, atrelado a históricos familiares.

Caso identificado e tratado de forma precoce, a chance de cura é alta, porém para alguns casos avançados é necessária a realização de cirurgia.

Outra opção são as sessões de quimio e radioterapia, porém essas intervenções variam de caso para caso.

 

Como reduzir seus riscos através da alimentação

Por estar ligado a uma parte do sistema digestório, o câncer colorretal está ligado, também, a sua alimentação.

Sendo assim, alguns hábitos podem fazer total diferença, auxiliando na prevenção da doença.

Buscando entender um pouco mais quais hábitos podem auxiliar nessa prevenção, o oncologista clínico Dr. Renato Furoni passou alguns hábitos alimentares ideais para  evitar esse tipo de câncer:

  • Busque alimentos de fonte vegetal, incluindo na alimentação alimentos como, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Pois eles contêm fito nutrientes, além de terem características anti-inflamatórias.
  • Busque reduzir ou balancear a ingestão de alimentos processados na sua dieta.
  • Equilibre a ingestão de ácidos graxos, optando por consumir mais alimentos ricos em Ômega-3, como salmão, atum, chia e linhaça.
  • Equilibrar o consumo de carne vermelha com outras fontes de proteína, como peixe, frango, ou até mesmo fontes de proteína vegetal.
  • Aumentar o consumo de alimentos fermentados, por possuírem características probióticas, auxiliando na redução de inflamações.

Contudo, Renato também deixou clara a importância de além de hábitos alimentares melhores, é necessário ter hábitos de vida mais saudáveis e garante que algumas ações irão, aliados à alimentação, colaborar na prevenção do câncer colorretal.

  • Primeiramente, é necessário cessar vícios ligados ao tabagismo, tendo em vista que o ato de fumar está ligado a diversos tipos de câncer, não apenas o colorretal.
  • A segunda ação está ligada a um equilíbrio na ingestão de bebidas alcoólicas.
  • Por fim, a terceira ação está associada ao início, ou manutenção, de práticas esportivas, pois elas auxiliam no metabolismo de nosso corpo, além é claro de ajudarem em funções importantes, como a digestão.

 

Informações à imprensa:

NB Press Comunicação   

Tel.: 55 11 99327-8510   

E-mail: ifb@nbpress.com