FoodBiz

PUBLICIDADE

Instituto Coca-Cola Brasil capacita mais de 64 mil jovens

REPRODUÇÃO SITE

Com foco no empoderamento econômico de jovens em situação de vulnerabilidade social, o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) vem ampliando significativamente seu impacto por meio de iniciativas de inclusão produtiva. Somente em 2024, mais de 64 mil jovens, com idades entre 16 e 29 anos, foram capacitados em profissões emergentes — um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.

Essa formação acontece por meio do programa Coletivo Futuro +, que fortalece parcerias estratégicas com o objetivo de desenvolver competências voltadas à economia criativa. Esse setor engloba áreas como tecnologia, inovação, design, fotografia, entre outros campos onde a criatividade é a principal ferramenta de geração de valor.

Segundo o Boletim de Emprego do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de 8,2 milhões de brasileiros já atuam em ocupações relacionadas à economia criativa. Outro destaque é o setor de tecnologia, que apresentou crescimento de 740% na última década, conforme dados da FecomercioSP.

Formação alinhada às novas demandas

Para a diretora-executiva do ICCB, Daniela Redondo, identificar tendências de crescimento no mercado e alinhar essas oportunidades com os interesses da Geração Z é um passo essencial para garantir ações de inclusão produtiva eficazes e com alta taxa de empregabilidade.

Com uma trajetória sólida, o ICCB já capacitou mais de 605 mil jovens em todo o país. De acordo com o IBGE, atualmente 1 em cada 3 jovens brasileiros é de baixa renda, o que representa um universo de 31 milhões de pessoas.

“Acreditamos que a transformação é possível quando conectamos setor privado, poder público e organizações da sociedade civil. Nosso objetivo é impactar 1 milhão de jovens até 2026 e 5 milhões até 2030”, afirma Daniela.

Compartilhar