Cristina Souza | Fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice
A National Retail Federation (NRF) organizou mais uma edição do Retail’s Big Show, que teve como foco principal as novas tendências irão transformar o varejo e o consumo. Importante destacar que foi feito um recorte de tecnologias aplicadas ao foodservice e como elas estão conectadas às demandas do consumidor e tecnologias emergentes.
Sob o foco das redes de alimentação o evento destacou a forma como os operadores estão integrando tecnologia para valorizar o calor humano. A personalização guiada por inteligência artificial teve grande destaque e um caminho eficiente de implementação é a otimização por câmeras inteligentes e mapeamento de calor para melhorar tanto a operação quanto a experiência do cliente.
A automação não só racionaliza a produção, mas também permite um atendimento ao cliente mais ágil e personalizado.
A personalização através da IA é uma das principais previsões para moldar a indústria do varejo em 2025 e permeia, sem dúvida, o mercado de alimentação. A partir da captação de dados de comportamento do cliente e macrotendências (hiperconveniência, hiperpersonalização, wellness, experiências imersivas, sustentabilidade e economia circular) as marcas que apoiam suas estratégias na tecnologia podem oferecer experiências únicas aos clientes, melhorando significativamente a sua jornada de compra.
O mercado de lojas de conveniência é brindado com soluções práticas como self checkouts com visão computacional em que o cliente só coloca os produtos num campo de visão estabelecido e faz o pagamento. Pagamento esse que pode ser feito com a íris ou palma da mão, tudo para reduzir o atrito e o desestimulo ao consumo.
Para o elo de distribuição robôs para picking, organização de estoques, movimentação de pallets, realização de inventário. Incrível ver a tecnologia embarcada no crachá do funcionário, que ao circular pela distribuidora toda contagem é realizada automaticamente. Ainda com base na previsão dos pedidos a inteligência artificial faz a programação dos robôs que reorganizam pallets e prateleiras para facilitar a separação.
Para as indústrias de alimentos que possua alta concentração da sua operação relacionada ao varejo alimentar, retail mídia é o nome do jogo. Mais do que expor produtos em gôndolas com destaque em painéis digitais, é capturar expressões, tráfego e, dessa forma, tornar suas estratégias mais completas e eficientes. A robotização na indústria 4.0 foi outro ponto presente, que considero mais habitual aqui no Brasil.
Indústrias amplificam suas estratégias DTC (Direct to Consumer) e usam plataformas de e-commerce e transformam lojas físicas em operações híbridas, realizando entregas ou acelerando a jornada com o clique e retire.
Em todos os modais chama a atenção a pressão inflacionária mundial abrindo espaço, ainda maior, para o varejo de valor, nesse caso, produtos e conceitos de baixíssimo preço para atender a camada da população que perdeu poder de compra.
Em termos de contato com o consumidor o ‘shopping ao vivo’ através de plataformas como TikTok e Instagram atraem a atenção e os bolsos dos consumidores digitais.
Amarrando tudo vem a transição verde que engloba os efeitos das mudanças climáticas, fontes de energia renováveis e sustentabilidade humana, dos negócios e do meio ambiente.
Aumenta a importância do consumo baseado em valores, com consumidores cada vez mais inclinados a escolher marcas que refletem suas preocupações socioambientais.
À medida que as empresas navegam por essa paisagem em rápida mudança, a capacidade de adaptar operações e experiências ao que há de mais recente em tecnologia e valores do consumidor é crucial para manter-se competitivo e acessar novos mercados. Essa é a grande pressão para os líderes de negócios, alfabetizar times em tecnologia, mantê-los motivados e buscar white spaces para o crescimento, tanto nacional quanto internacionalmente.
Grandes desafios só surgem para grandes líderes. Vamos juntos!
Participe do Retail Trend Pós-NRF, evento traz insights exclusivos adaptados ao mercado brasileiro, combinando palestras imersivas com líderes do setor e oportunidades de networking estratégico com profissionais que estão transformando o varejo no Brasil.
Cristina Souza é Fundadora e CEO Gouvêa Foodservice, consultoria especializada em estratégia e gestão para toda cadeia de valor do mercado de alimentação fora do lar, que inclui indústrias, distribuidores e operadores.
A Gouvêa Foodservice promove uma Delegação para a NRA Show, que esse ano será de 14 a 20/05/25, participou pela 7ª. vez da NRF e é # 43 Top Voice Food Tech no Linked in e Sponsor do Comitê de Tecnologias do IFB.
MBA em gestão estratégica de negócios, colunista para veículos como Mercado & Consumo, Food Connection e palestrante nacional e internacional em eventos como NRA Show, Retail Executive Summit, Latam Retail Show, dentre outros e professora de cursos de pós-graduação.