O Brasil registrou, pela primeira vez, um foco de gripe aviária em uma granja comercial, localizado em Montenegro (RS), na última quinta-feira (15). Até então, todos os casos confirmados da doença haviam ocorrido apenas em aves silvestres. A informação foi divulgada pelo portal G1.
O vírus H5N1, causador da gripe aviária, já circulava no mundo desde 2006, mas só foi identificado no Brasil em 2023. Mesmo com a presença da doença no país, praticamente todos os casos até agora envolviam aves migratórias.
Segundo o Ministério da Agricultura, a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. O órgão afirma ainda que o risco de infecção em humanos é baixo, afetando principalmente pessoas com contato direto e intenso com aves doentes, como tratadores ou profissionais que atuam em granjas.
Transmissão entre humanos
De acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, não há comprovação de transmissão sustentada entre humanos. Casos raríssimos no passado levantaram suspeitas, mas sempre em situações específicas, como contato íntimo entre familiares ou profissionais da saúde — e sem que o vírus se espalhasse de forma significativa.
Como ocorre a contaminação?
A contaminação ocorre, principalmente, pelo contato direto com secreções e fluídos de animais infectados, vivos ou mortos. As aves eliminam o vírus por meio das fezes e secreções respiratórias. Por isso, o Ministério da Agricultura alerta para não tocar em aves doentes.
A OMS também destaca que a transmissão pode ocorrer pelo contato com água ou objetos contaminados, especialmente na ausência de proteção adequada, como máscaras e óculos.
É seguro consumir frango e ovos?
Sim. Tanto o Ministério da Agricultura quanto a Organização Mundial da Saúde garantem que não há registro de transmissão da doença por meio do consumo de carne de aves ou ovos devidamente preparados.
Quem corre mais risco?
Estão mais vulneráveis criadores de aves e profissionais envolvidos no controle de surtos, especialmente quando há ausência de medidas de biossegurança.
O que é a gripe aviária H5N1?
Trata-se de um subtipo do vírus Influenza, altamente patogênico, que afeta majoritariamente aves. Ele provoca rápida disseminação e alta taxa de mortalidade entre os animais.
A gripe aviária foi identificada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália. O subtipo H5N1 foi isolado somente em 1996, em gansos no sul da China. O primeiro caso humano ocorreu no ano seguinte, em Hong Kong, conforme dados da Embrapa.
Quais os sintomas em aves?
O Ministério da Agricultura e Pecuária lista os seguintes sinais de infecção:
- Dificuldade respiratória
- Secreção nasal ou ocular
- Espirros
- Andar cambaleante
- Pescoço torto
- Diarreia
- Alterações no consumo de água e ração
- Queda na produção ou deformação de ovos
- Alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres
Apesar da gravidade do vírus H5N1 para a avicultura, as autoridades reforçam que não há risco para a população geral, desde que sejam mantidas as boas práticas de higiene e biossegurança.
Fonte: G1