FoodBiz

Fabricantes investem nas vendas digitais para a Páscoa deste ano

Apesar do aumento das restrições sanitárias e da piora dos números da pandemia, a indústria de chocolates se diz otimista com a Páscoa 2021, que neste ano será celebrada em 4 de abril.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), no ano passado, mesmo com a pandemia pegando o setor de surpresa, com as gôndolas e PDVs já abastecidos, a produção nacional de produtos de Páscoa cresceu 1,97% em relação a 2019.

Para atender aos diferentes tipos de consumidores nesta pandemia, foram mantidos os investimentos nos canais de venda online, marketplaces, aplicativos de entrega, entre outros, com diversas opções de produtos e valores distintos.

“O setor se adequou ao novo comportamento de compra e às necessidades do consumidor; com isso, as indústrias passaram a planejar um portfólio de produtos com opções acessíveis e premium, estando presentes em diferentes momentos de consumo”, diz Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab.

Adequação da linha de produção

As empresas do setor prepararam 95 lançamentos neste ano, entre ovos de Páscoa, bombons, caixas sortidas, barras e demais chocolates presenteáveis.

Elas se planejaram levando em conta diversos cenários possíveis para este ano. “Nossos associados continuam trabalhando com o cuidado de adaptar a sua linha de produção para garantir a segurança de seus colaboradores e consumidores e seguem todos os protocolos de segurança recomendados por órgãos públicos”, conta Fonsêca.

De acordo com a entidade, as contratações para suprir a demanda começaram a ser realizadas a partir de agosto do ano passado. Mesmo com a piora dos números da pandemia, o setor contratou quase 12 mil temporários, 5% a mais em relação em 2020.

As empresas também estão acompanhando os processos de restrição em cada região do Brasil para ajustarem o planejamento de acordo com o cenário, atendendo, assim, a demanda do mercado de maneira segura e responsável.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil