A Haribo, conhecida mundialmente pelos tradicionais “Ursinhos de Ouro”, anunciou o fechamento da sua única fábrica no Brasil — e também a única unidade produtiva da marca na América Latina. A operação, localizada em Bauru (SP), seguirá ativa apenas até julho de 2026.
Cerca de 150 funcionários serão impactados pela decisão. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bauru e Região já atua na mediação das negociações para garantir benefícios e suporte aos colaboradores.
Mesmo com o encerramento da produção local, a Haribo não deixa o mercado brasileiro. A empresa afirmou que seguirá atuando no país com um novo planejamento comercial, indicando uma possível mudança no modelo de operação — mais focado em importação ou distribuição.
A fábrica brasileira estava em operação desde 2016, quando a companhia alemã decidiu expandir sua presença na América Latina. O movimento de saída agora chama atenção para os desafios de manter produção local no setor de alimentos industrializados, especialmente em categorias altamente competitivas como confeitaria.
Fundada em 1920 por Hans Riegel, na Alemanha, a Haribo começou de forma bastante artesanal — com poucos utensílios e produção em pequena escala. Dois anos depois, surgia o primeiro “ursinho dançante”, que daria origem ao icônico produto da marca. Ao longo das décadas, a empresa cresceu globalmente, consolidando os Goldbären como um dos doces mais reconhecidos do mundo.
A saída da produção no Brasil reforça uma tendência observada no foodservice e na indústria: reavaliações estratégicas de operação, com foco em eficiência logística e adaptação ao consumo local. Para o mercado, fica o sinal de que até grandes marcas globais estão revisando sua presença industrial em determinados países.







