O WhatsApp vem se consolidando como um canal estratégico para impulsionar as vendas no setor de food service, reduzindo a dependência dos restaurantes de marketplaces como o iFood. Com esse cenário em mente, a Yooga, startup capixaba especializada em gestão para o setor, anunciou a aquisição da Kuppi, plataforma de atendimento e vendas via WhatsApp. A informação foi publicada pelo portal Startups.
O valor e o formato da negociação não foram divulgados, mas a movimentação reforça a estratégia da Yooga em se consolidar como uma plataforma completa, não apenas para a gestão dos restaurantes, mas também para ampliar suas oportunidades de venda.
“Essa aquisição nos permite avançar com a promessa de ajudar o restaurante a vender mais, sem depender exclusivamente dos marketplaces. Vai vender no iFood, é claro, mas também vai vender muito pelo WhatsApp“, afirmou Vinicius Melo, CEO da Yooga, em entrevista ao Startups.
Segundo o executivo, a incorporação da Kuppi fortalece a Yooga como parceira estratégica do crescimento dos restaurantes, permitindo que os estabelecimentos ampliem suas receitas além das plataformas tradicionais de delivery. Ele destaca que muitos negócios já buscavam alternativas para vender diretamente aos clientes, mas enfrentavam desafios na estruturação de pedidos via WhatsApp.
“O que a gente percebeu é que pode integrar o WhatsApp às informações que já estão no ERP, estimulando a recompra. Muitos restaurantes tentavam antes vender pelo WhatsApp, mas sem inteligência embarcada e sem uma boa experiência no pedido, que é onde o iFood consegue se diferenciar”, explicou o CEO. Ele ainda ressaltou que restaurantes que utilizam a Kuppi registraram um aumento médio de 55% nas vendas via WhatsApp, principalmente por meio do disparo de campanhas personalizadas para clientes.
Integração e novos planos
Com a aquisição, os fundadores da Kuppi – Matheus Nager (CEO), Rodrigo Belém (CPO) e Ery Maciel (CTO) – passam a integrar o time da Yooga, liderando o desenvolvimento de novas soluções de automação e vendas.
“Combinar nossa expertise de expansão de canais com a solidez da Yooga em gestão vai mudar o jogo para muitos restaurantes no Brasil”, afirmou Matheus Nager.
Para a Yooga, a aquisição faz parte de uma estratégia mais ampla de diversificação de atuação e criação de novas oportunidades de crescimento. “Conseguimos entregar um resultado legal no último ano, reorganizamos nossa estratégia para crescer em frentes em que não atuávamos tanto, como geração de demanda para clientes e meios de pagamento”, concluiu Vinicius Melo.
Essa adaptação foi inspirada na matéria original publicada pela Startups