FoodBiz

PUBLICIDADE

Zamp vê ações caírem após resultado operacional do 4º trimestre

Operadora brasileira de rede de fast food Zamp, antiga BK Brasil 03/06/2022 REUTERS/Evgenia Novozhenina

As ações da Zamp, empresa responsável por operar grandes redes de fast food no Brasil como Burger King e Popeyes, registraram queda de quase 12% nesta sexta-feira (22), após a divulgação dos resultados financeiros do quarto trimestre de 2024.

Segundo o balanço divulgado na véspera, o lucro operacional medido pelo Ebitda ajustado teve uma queda de 20,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 180,8 milhões. O resultado negativo pesou sobre o mercado: por volta das 11h40, os papéis da companhia caíam 11,62%, negociados a R$ 2,51 — sendo o pior desempenho entre as empresas do índice Small Caps, que subia 0,8% no mesmo horário.

Apesar disso, a receita operacional líquida da Zamp cresceu 20,7% nos últimos três meses do ano. No entanto, esse crescimento veio acompanhado de um aumento expressivo nos custos com mercadorias vendidas, que subiram 42,1%, impactando negativamente as margens da empresa.

O trimestre também foi marcado por movimentos estratégicos importantes: a Zamp adquiriu o direito de operar as redes Starbucks e Subway no Brasil. A expectativa, segundo a própria companhia, é que essas novas marcas tragam ganhos de produtividade e melhorem os resultados operacionais ao longo dos próximos períodos.

Ao final de 2024, a Zamp contabilizava 2.708 restaurantes sob sua gestão, incluindo unidades próprias e franquias.

Compartilhar