Um rótulo brasileiro conquistou destaque internacional ao figurar entre os 18 melhores Chardonnays do mundo no concurso Chardonnay du Monde, realizado na tradicional região da Borgonha, na França. A competição aconteceu entre os dias 11 e 13 de março e reuniu cerca de 200 jurados de diversos países, que avaliaram mais de 500 amostras de 34 nações diferentes.
Reconhecida pela exigência e pelo alto padrão de qualidade, a premiação está em sua 32ª edição e distribui medalhas de ouro e prata aos melhores vinhos. O concurso também apresenta a categoria especial “Top 10”, que costuma destacar os dez vinhos mais bem avaliados da competição. No entanto, em 2025, um fato curioso ocorreu: devido a empates na pontuação, 18 rótulos foram contemplados na lista dos melhores.
Entre eles, apenas um representante brasileiro: o Jolimont Chardonnay Reserva 2023, produzido pela vinícola Jolimont, localizada em Canela, na Serra Gaúcha (RS).
Outros dois vinhos nacionais também foram reconhecidos com medalhas de ouro: o Blanc de Blanc Nature, da vinícola Garibaldi, e o Gazzaro Gran Reserva Safra 2020, da vinícola Gazzaro, ambas também situadas na Serra Gaúcha.
Além disso, o Brasil teve outros rótulos premiados com medalhas de prata:
- Amitié Oak Barrel Safra 2022
- Shard, da vinícola Uva, localizada na Chapada Diamantina (BA)
- Gazzaro Gran Reserva Safra 2021, novamente representando a vinícola Gazzaro
- Pinto Bandeira I.R. Safra 2022, da vinícola Aurora
O resultado reforça a crescente qualidade da produção nacional de vinhos e o reconhecimento do Brasil em importantes competições internacionais.