A Heineken 0.0 acaba de estrear sua nova campanha global, intitulada “0.0 Reasons Needed”. Composta por três filmes, a campanha transmite uma mensagem simples e clara: não importa o motivo, se alguém escolhe não beber álcool, a decisão é inteiramente pessoal. O objetivo é reforçar que é possível saborear uma Heineken 0.0 em qualquer situação, e que seu consumo depende apenas do desejo de quem escolhe beber.
As peças publicitárias foram filmadas em Barcelona pela agência LePub e abordam estereótipos frequentemente associados à escolha de não consumir álcool, como a ideia de que quem opta por bebidas sem álcool geralmente é o motorista da rodada ou está em dieta. A campanha quebra essas noções, destacando que não existe outro motivo para beber uma Heineken 0.0 além do seu sabor. “Sabor de Heineken. Zero Álcool. Agora você pode”, é a mensagem central dos filmes.
Essa quebra de estereótipos e a defesa de escolhas sem julgamentos estão em sintonia com um estudo recente realizado pela Heineken em parceria com o professor Charles Spence, da Universidade de Oxford. A pesquisa analisou o comportamento de consumo, especialmente entre os jovens da Geração Z, e revelou que, apesar do crescimento das bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool, ainda há uma associação com cenários de restrição social.
Leia também: https://foodbizbrasil.com/tendencias/tendencias-diageo-bebidas-premium-brasil/
O estudo entrevistou 11.842 adultos em cinco mercados desenvolvidos de cerveja sem álcool: Reino Unido, EUA, Espanha, Japão (onde a idade mínima para beber pode chegar a 75 anos) e Brasil (pessoas de 18 a 65 anos). A pesquisa apontou que a Geração Z (18 a 26 anos) é a que mais enfrenta pressões sociais em relação ao consumo de álcool. De acordo com os dados, 21% dos jovens entrevistados já foram questionados sobre sua escolha por bebidas sem álcool e admitiram ter omitido o consumo dessas opções devido a pressões sociais. Mais de um terço afirmou já ter se sentido pressionado a beber álcool em algumas situações sociais.
Para saber mais sobre tendências e movimentações do mercado de alimentos e bebidas, continue acompanhando o Foodbiz.