Com o compromisso de gerar impacto positivo que vá além da venda de bebidas, a Diageo, companhia global de bebidas premium, acaba de anunciar uma nova parceria estratégica voltada à capacitação de mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é conduzida pelo Instituto Diageo e integra um conjunto de ações que têm como foco ampliar oportunidades, fomentar o empreendedorismo e transformar realidades.
Durante o evento de lançamento, realizado em São Paulo, Viviane Mansi, diretora de Relações Corporativas da Diageo, destacou o poder da capacitação para a autonomia feminina:
“Queremos trazer mais um instrumento poderoso para que elas possam empreender e transformar suas vidas. As questões de gênero resolvem muitas outras mazelas.”
A ação é realizada em parceria com a Empreende Aí, escola de negócios da periferia que atua na formação de empreendedores em territórios populares, comunidades e favelas. Desde 2015, a instituição já capacitou quase 1.500 alunos — sendo 76% mulheres — e compartilha com a Diageo o propósito de impulsionar talentos e gerar renda de forma estruturada e inclusiva.
A parceria faz parte do programa Fábrica de Negócios, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio da Ade Sampa, que oferece formações presenciais e gratuitas para pequenos empreendedores. Ao todo, serão 900 vagas distribuídas em 30 turmas nos meses de maio e junho, sendo que 300 mulheres serão selecionadas para uma capacitação prática em coquetelaria, com foco no setor de bebidas — um dos pilares estratégicos da Diageo.
Jennifer Rodrigues, fundadora da Empreende Aí ao lado de Luis Coelho, destacou a importância de reconhecer o potencial dos territórios populares:
“Batemos na tela de que as periferias não são um lugar de escassez, mas sim de potências.”
Uma agenda de transformação até 2030
A nova parceria está inserida na estratégia “Visão 2030” da Diageo, que tem como objetivo impulsionar iniciativas de transformação social alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por meio do Instituto Diageo, criado em 2019, a empresa vem fortalecendo sua atuação em áreas como educação, sustentabilidade e geração de renda, em colaboração com organizações da sociedade civil, governos e academia.
Além da nova frente com a Empreende Aí, o Instituto mantém projetos como o “Na Real”, voltado à conscientização sobre o consumo de álcool por menores de idade, e o “Learning for Life”, que promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade.
Para Gabriel Prudlik, Head de ESG da Diageo e diretor de operações do Instituto, a colaboração é fundamental para ampliar o alcance e inspirar outras empresas a atuarem com responsabilidade social:
“Nosso objetivo é expandir nosso impacto e inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho.”
Luis e Jennifer, por sua vez, ressaltam o valor da união entre poder público e iniciativa privada:
“É assim que conseguimos promover um crescimento sustentável e inclusivo.”
Essa adaptação foi inspirada na matéria original publicada pela Exame