FoodBiz

PUBLICIDADE

Finlândia e Brasil se unem para geração de energia elétrica com etanol

freepik

A Wärtsilä, empresa finlandesa especializada em soluções para o setor naval e de energia, está prestes a iniciar um marco inédito na transição energética global: o primeiro teste comercial de um motor movido a etanol para geração de eletricidade em larga escala. O projeto será realizado em parceria com a brasileira Energética Suape II, controlada pelo Grupo Econômico 4M.

A ação visa comprovar a viabilidade do uso do etanol — especialmente o produzido a partir da cana-de-açúcar — como fonte limpa para abastecimento de usinas termoelétricas. O Brasil, maior produtor mundial de etanol, tem nas mãos uma oportunidade estratégica de reposicionar esse biocombustível como alternativa concreta para geração de energia sustentável.

Os testes, que terão início em abril de 2026, acontecerão em uma usina da Suape II localizada em Recife (PE). Serão até 4.000 horas de operação com o motor Wärtsilä 32M ao longo de dois anos. A expectativa é que o projeto demonstre o alto desempenho do etanol como fonte energética, não apenas para o setor de transportes, mas também para a matriz elétrica.

“O Brasil é líder mundial na produção de etanol, mas até agora seu potencial na geração de eletricidade tem sido subestimado. Este projeto pretende mudar isso”, afirma José Faustino Cândido, diretor de tecnologia da Energética Suape II.

Esse avanço coloca o etanol no centro das discussões sobre soluções energéticas de baixo carbono, com impactos diretos em diversos setores — incluindo o foodservice, que pode se beneficiar de fontes energéticas mais limpas e estáveis em suas operações.

Compartilhar