FoodBiz

PUBLICIDADE

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação para PCDs com foco na área comercial

DIVULGAÇÃO

O Grupo Petrópolis — responsável por marcas como Itaipava, Petra e o energético TNT Energy — anunciou recentemente o lançamento de um programa de capacitação em tecnologia voltado exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs). A iniciativa, desenvolvida em parceria com a edtech SoulCode Academy, reforça o compromisso da companhia com a inclusão social e a diversidade no ambiente corporativo.

Batizado de “Vendas e Logística de Alta Performance”, o programa busca preparar os participantes para atuar no setor comercial, desenvolvendo tanto habilidades interpessoais (soft skills) quanto competências técnicas voltadas ao uso de ferramentas de CRM, análise de dados e aplicações de Inteligência Artificial (IA) nos negócios.

As aulas serão online, ao vivo e realizadas no período noturno, permitindo maior flexibilidade para os alunos. A formação tem ainda um diferencial importante: a possibilidade de contratação dos participantes pelo próprio Grupo Petrópolis após a conclusão do curso.

“O programa de capacitação e a parceria com a SoulCode está em linha com o objetivo do Grupo Petrópolis e do DNA da marca TNT Energy de promover a diversidade e a inclusão. Buscamos profissionais que tragam diferentes perspectivas e inovem a partir de suas experiências”, destaca Tadeu Tronco, gerente de Marketing da TNT Energy.

Quem pode participar?

As inscrições vão até 23 de junho e são destinadas a pessoas com deficiência que tenham ensino fundamental completo e residam no interior do estado de São Paulo, com preferência para as proximidades de Boituva, onde está localizada a sede do Grupo Petrópolis.

O conteúdo programático é voltado para a aplicação prática de tecnologias em áreas como vendas e logística, promovendo uma formação alinhada às novas demandas do mercado de trabalho.

Histórico de impacto

Essa não é a primeira vez que o Grupo Petrópolis colabora com a SoulCode. As empresas mantêm uma parceria de quatro anos que já capacitou milhares de profissionais em tecnologia. A proposta atual se diferencia por aplicar o conhecimento tech em contextos comerciais, ampliando o leque de oportunidades para os alunos.

“As empresas têm dificuldade para encontrar profissionais com deficiência que possuam formação tecnológica, e queremos mudar esse cenário. Ser parceiro do Grupo Petrópolis nesse projeto é um grande passo”, afirma Fabricio Cardoso, cofundador da SoulCode Academy.

Por que iniciativas como essa são urgentes?

Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, mais de 12 milhões de brasileiros com deficiência estavam fora da força de trabalho, o que representa cerca de 70% dessa população. Enquanto isso, apenas 30% estavam empregados — número que contrasta fortemente com os 66,4% de participação dos brasileiros sem deficiência no mercado. Esses dados evidenciam a necessidade urgente de ações afirmativas e programas de capacitação inclusivos.

Compartilhar