FoodBiz

Heineken promove plantio de espécies da mata atlântica

Com intuito de deixar um legado positivo para as regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), a Heineken organizou o plantio de vegetação da mata atlântica nativa que foi utilizada no paisagismo e cenografia do projeto “Heineken Green Your City”, idealizado pela agência Atenas e que aconteceu no período de janeiro a março de 2020, nas duas capitais.

Encabeçado por Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauração da paisagem natural das cidades, a primeira ação de plantio aconteceu na cidade de Carapicuíba (SP) e contou com a presença do Projeto Ressavanar, coletivo local de preservação da mata atlântica, que revitalizou uma área carente de vegetação nativa e de aproximadamente 852 m².

A segunda ação de reflorestamento aconteceu na capital gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O local escolhido foi a Praça Symcha Melon, espaço de 700 m², que anteriormente estava desprovido de verde e sem cuidados ambientais.

A ação de plantio estava prevista para acontecer em março de 2020, mas foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19. Durante este período de aguardo, para manter as melhores condições de desenvolvimento e cuidado da vegetação, as plantas ficaram armazenadas em estufas especiais que reproduziam seus respectivos biomas, protegidas de pragas e sob os cuidados ecológicos rigorosos.

Muito verde e pouco cinza

A escassez de vegetação nativa, a falta de verde e o excesso de cinza dos locais escolhidos foram fatores decisivos para a decisão da Heineken em realizar essa ação. Com isso, a iniciativa ambiental promovida pela marca ajudou a resgatar a natureza original dos locais e fez o cultivo de aproximadamente 700 mudas de quase 30 diferentes espécies nativas, entre elas, mudas e árvores de araçá, aroeira-vermelha, palmito-jussara, araucária, mutambo, para citar algumas.

“Para ter um futuro melhor, é preciso incentivar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de tornar áreas urbanas mais verdes e agradáveis. Por isso, iremos cada vez mais elevar esse tema em nossas ações, pois é extremamente necessário o engajamento comunitário, e só assim, juntos em coletivo, conseguiremos gerar mudanças positivas no meio-ambiente em que vivemos”, comenta Guilherme Retz, gerente de marketing da marca Heineken no Brasil.

Segundo o botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauro da paisagem natural Ricardo Cardim, hoje, nas cidades brasileiras, a maior parte da vegetação é de origem estrangeira – apesar de estarmos no país que tem a maior biodiversidade do Planeta.

“Essas centenas de árvores plantadas são nativas do bioma regional, com algumas espécies que podem viver mais de dois séculos e, na técnica da Floresta de Bolso, o crescimento é acelerado e de menor manutenção. É incrível imaginar que muitas dessas árvores nativas estarão ainda vivendo daqui a um ou dois séculos”, diz.

Área destruída ou fragmentada

O gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes, também destaca a importância da ação. “Cerca de 72% da população brasileira vive em território de Mata Atlântica, mas muitos não se dão conta, já que a floresta teve 90% de sua área original destruída e está muito fragmentada. As ações de conscientização e a recuperação da floresta são muito importantes para garantir a sobrevivência desse bioma”, pontua.

O evento “Heineken Green Your City” foi realizado de janeiro até março de 2020 e teve o objetivo de reconectar as pessoas que vivem em ambientes urbanos com a natureza. Por meio de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e Floresta de Bolso, o projeto criou refúgios verdes nas regiões centrais de São Paulo e de Porto Alegre. Ele foi inspirado em projetos de selvas urbanas, movimento que é tendência em diversas capitais do mundo, tendo como guia a criação de verdadeiros oásis de mata de espécies nativas em espaços áridos nos centros de grandes cidades.

Durante o evento, toda garrafa de cerveja consumida converteu-se em uma muda de árvore nativa que foi doada à SOS Mata Atlântica. Ao todo, ao final do projeto, a Heineken realizou uma doação de aproximadamente 20 mil mudas.

Com o objetivo de gerar um impacto social, ambiental e potencializar ainda mais a mensagem que atitudes sustentáveis e responsáveis podem salvar o planeta, a Heineken engajou seus consumidores à pratica de reciclagem de garrafas de vidro, por meio da ação “Volte Sempre”. As pessoas que circularam pelo “Heineken Green Your City” foram impactadas por máquinas instaladas no local e que eram responsáveis por recolher e triturar as garrafas de vidro usadas, armazenando a matéria-prima internamente e que posteriormente foi coletada e destinada à indústria do vidro, garantindo um ciclo sustentável deste material.

Imagens: Ângelo Bonini/Divulgação