A M. Dias Branco, dona de marcas reconhecidas como Adria, Piraquê, Vitarella, Fortaleza e Isabela, acaba de alcançar um marco importante em sua jornada de responsabilidade socioambiental: a empresa concluiu, com mais de um ano de antecedência, a transição para o uso exclusivo de ovos de galinhas livres de gaiolas (cage-free) na produção de seus alimentos no Brasil.
O compromisso havia sido firmado em 2019, em parceria com a organização internacional Mercy For Animals, com prazo estipulado para dezembro de 2025. A meta foi superada graças a um intenso trabalho interno que envolveu desde o mapeamento e desenvolvimento de fornecedores até reformulações de produtos e novos contratos de longo prazo.
“Foi um trabalho árduo, que envolveu mapeamento e desenvolvimento de novos fornecedores, análise de formulação de produtos e elaboração de contratos de longo prazo”, explica Gabriela Moura Moraes, gerente corporativa de Suprimentos da companhia.
Apesar de representar entre 2% e 4% do mercado nacional de ovos, o segmento cage-free foi estrategicamente priorizado. A companhia implementou um rigoroso processo de prospecção e incentivo a produtores comprometidos com o bem-estar animal. As mudanças impactam principalmente a linha de massas com ovos e os bolinhos de marcas como Treloso e Richester. Nessas formulações, os ovos representam de 1% a 3% da composição de matérias-primas.
“Procuramos os parceiros certos para contratos de fornecimento de longo prazo, com garantia de volume. Foi feito um trabalho de prospecção, fomento e engajamento das indústrias produtoras de ovos cage-free no Brasil”, destaca Millena Vitor, especialista de Suprimentos da M. Dias Branco.
A mudança também tem um importante papel no cenário da produção animal no país. “A maioria das galinhas que produzem ovos ainda vive confinada em gaiolas. Essa prática causa sofrimento e vem sendo banida em diversas regiões. O compromisso da M. Dias Branco contribui para promover padrões mais éticos e sustentáveis na indústria alimentícia brasileira”, afirma Janaína Revito, especialista de Relações Corporativas da Mercy For Animals no Brasil.
Como próximo passo, a empresa iniciou o processo de certificação junto à Certified Humane Brasil, para garantir o selo de bem-estar animal em seus produtos. A iniciativa está alinhada à crescente demanda por transparência e responsabilidade nas cadeias produtivas, como aponta Millena: “Percebemos um interesse crescente dos consumidores por marcas que se preocupam com a forma como os animais são tratados. Esse pode ser mais um diferencial dos nossos produtos”.
Fundada em 1953 e com sede no Ceará, a M. Dias Branco emprega atualmente mais de 17 mil pessoas. Suas operações abrangem 21 indústrias, 25 filiais comerciais e exportações para mais de 40 países. A empresa também vem investindo no segmento de alimentos saudáveis, com aquisições recentes das marcas Fit to Food, Jasmine e da uruguaia Las Acacias.