O compromisso com a sustentabilidade ganha um novo impulso com a parceria inédita entre a Nespresso e a Natura, que visa o reaproveitamento de resíduos sólidos. A partir deste mês, as bisnagas das polpas hidratantes para as mãos Ekos Castanha, um dos best-sellers da Natura, serão produzidas com alumínio reciclado das cápsulas de café da Nespresso.
A primeira remessa dos novos hidratantes estará disponível nas lojas da Natura a partir do dia 28 de outubro, uma data significativa que marca o Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio. Nesta iniciativa, o alumínio proveniente das cápsulas representará 10% do volume das embalagens, resultando em um reaproveitamento de mais de duas toneladas de cápsulas anualmente, o que possibilita que as bisnagas sejam 100% compostas por material reciclado.
Além de contribuir para a redução de resíduos, essa colaboração ampliará o portfólio de embalagens sustentáveis em outros produtos da linha Ekos, que há quase 25 anos promove a conservação da Amazônia e valoriza as comunidades locais.
Um Ciclo de Sustentabilidade
A Nespresso estabelecerá pontos de coleta em 34 boutiques pelo Brasil para receber as embalagens de alumínio da Natura Ekos, com a meta de expandir para mais de 400 pontos em todo o país. Após a coleta, os materiais serão levados para o Centro de Reciclagem da Nespresso em Osasco (SP), onde a borra de café será separada para a produção de compostos orgânicos e o alumínio será reintegrado à cadeia siderúrgica para a fabricação de novos produtos.
Ambas as empresas possuem metas ambiciosas: a Natura busca tornar 100% de suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2030, alcançando atualmente 86,2% do seu portfólio. A Nespresso, por sua vez, tem a meta de atingir uma taxa de reciclagem de 60% das cápsulas em nível global até o mesmo ano.
Essa parceria exemplifica como a colaboração entre empresas pode impulsionar práticas sustentáveis e fortalecer o compromisso com a preservação ambiental. A Nespresso e a Natura estão mostrando que é possível transformar resíduos em novos produtos, promovendo um futuro mais sustentável para todos.
Para saber mais sobre tendências e movimentações do mercado de alimentos e bebidas, continue acompanhando o Foodbiz.