FoodBiz

PUBLICIDADE

Fundo de tecnologia agrícola recebe novo aporte para a América Latina

FREEPIK

O fundo Opportunity, voltado para investimentos em empresas de tecnologia agrícola e alimentar (agfoodtechs) na América Latina e no Caribe, recebeu recentemente um novo aporte da Fundação para o Desenvolvimento Empresarial e Agrícola (Fundea), da Guatemala. A Fundea é uma organização com foco em microfinanças e reforça o compromisso regional com o fortalecimento do setor agropecuário por meio da inovação tecnológica. O valor do investimento não foi divulgado.

A parceria foi anunciada durante a ExpoAgro, uma das principais feiras agrícolas da Argentina, realizada há duas semanas. Além do aporte, a Fundea também participou de reuniões com outras instituições interessadas em fomentar o ecossistema de agfoodtechs na região.

Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo, o fundo Opportunity é gerido pela The Yield Lab Latam (YLL) e já conta com aportes de importantes organizações empresariais e de fomento, como a Nestlé, o grupo Bimbo, a Garcés Fruit (principal exportadora de cerejas do mundo), a empresa chilena de mineração SQM, o Fundo de Fondos (México), o IDB Lab (vinculado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento), e o Global Environment Facility (GEF).

Atualmente, o fundo já investe em 30 startups em estágio inicial (seed) e de crescimento (séries A e B), com a meta de captar US$ 50 milhões no mercado internacional. No Brasil, empresas como TerraMagna, Um Grau e Meio, Seedz, Symbiomics, @Tech, Agroforte, Courageous Land e Go Flux estão entre as beneficiadas pelos investimentos do YLL.

O portfólio da Yield Lab Latam abrange, ao todo, 24 startups em toda a América Latina e Caribe, evidenciando o potencial transformador das tecnologias aplicadas ao setor agroalimentar e o papel estratégico do venture capital nesse processo.

Essa adaptação foi inspirada na matéria original publicada pelo O Globo

Compartilhar