FoodBiz

PUBLICIDADE

Tecnologia e monitoramento: saiba como Nauterra, garante a qualidade dos produtos

divulgação

A Nauterra, líder no setor de pescados enlatados no Brasil e detentora da marca Gomes da Costa, intensifica seu compromisso com a segurança do alimento por meio de investimentos em tecnologia e implantação de controles rigorosos durante toda a produção.

A empresa se orgulha de possuir a certificação ISO 9001, norma internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade. Essa conquista reforça o compromisso da Nauterra com a padronização de processos, a melhoria contínua e a entrega de produtos que atendem aos mais altos padrões de qualidade, nutrição e sabor.

“Na Nauterra, entendemos a importância de oferecer produtos que as famílias possam consumir com total confiança. Por isso, nos últimos anos, investimos mais de R$10 milhões em novas ferramentas e aprimoramento de processos”, explica Luca Frondana, gerente de Qualidade, Assuntos Regulatórios e SGI da Nauterra.
 

Cuidado em todas as etapas da produção

O compromisso com a excelência começa logo no início da produção. A empresa possui um time dedicado à qualidade que oferece treinamentos e programas de desenvolvimento para os pescadores e embarcações, assegurando as melhores práticas desde o princípio da cadeia produtiva. “É importante estender o cuidado que temos na nossa operação a todos os participantes da cadeia produtiva, incluindo, além dos nossos colaboradores, todos os fornecedores”, complementa Frondana.

Nas fábricas, cada fase da fabricação é meticulosamente monitorada, desde a recepção dos pescados – onde a matéria-prima é rigorosamente verificada – até a recravação, processo de fechamento da tampa na lata que assegura que a embalagem fique bem vedada, sem vazamentos e sem risco de entrada de ar ou sujeira.

Um exemplo disso é que a produção das linhas de atum possui os mais modernos equipamentos de raio-x, que previnem a passagem de contaminantes para os produtos.
 

Nauterra inova no processo de esterilização

Dentro da estrutura de produção, destaca-se o departamento próprio especializado em processamento térmico, com profissionais certificados e instrumentação de ponta, garantindo a validação e o acompanhamento dos processos de esterilização, fundamental para manter a qualidade dos produtos.

Nessa etapa, o pescado é colocado nas latas apenas com sal e o líquido de cobertura específico de cada produto (água, óleo, azeite, molho de tomate ou outro). As embalagens são fechadas e, em seguida, aquecidas em altas temperaturas em uma espécie de panela de pressão. Além de cozinhar o pescado, esse processo elimina todas as possíveis bactérias e permite a conservação natural dos produtos, sem a necessidade de qualquer conservante ou outros compostos químicos.

Sobre a Nauterra

Nauterra é uma empresa global de alimentação formada por mais de 5 mil [KFG1] colaboradores, fábricas e escritórios em sete países (Brasil, Espanha, Itália, El Salvador, Costa Rica, Guatemala e Argentina) e produtos distribuídos em mais de 65. A empresa, que atua de forma inovadora e sustentável, tem o propósito de aproximar as pessoas de uma alimentação saudável, conservando o melhor da natureza. Signatária do Pacto Global da ONU, a companhia assumiu um compromisso de gestão responsável com 21 objetivos, com meta de cumprimento até 2025, em três áreas chave: oceanos, meio ambiente e pessoas. No Brasil, Nauterra opera com a marca Gomes da Costa, líder no setor de pescados enlatados. Confira mais informações no site e redes sociais, LinkedIn, Instagram e Facebook.

Compartilhar