A Kearney, uma das principais consultorias globais de gestão estratégica, revelou em um novo estudo que 79% dos consumidores latino-americanos percebem os produtos sustentáveis como mais saudáveis, apontando uma oportunidade única para as marcas de alimentos e bebidas (CPG, na sigla em inglês) converterem essa percepção em valor para os negócios. O estudo destaca que, ao alinhar sustentabilidade com benefícios para a saúde, as empresas podem implementar estratégias de preços diferenciados – com foco na captura de receita premium, bem como na ampliação da penetração no mercado de massa.
Embora a sustentabilidade seja muitas vezes associada a preços mais elevados, a pesquisa da Kearney destaca que a sensibilidade ao preço continua sendo um desafio significativo, com 89% dos consumidores citando o custo como motivo para evitar opções sustentáveis. No entanto, a Kearney aponta que a combinação de estratégias de preços premium com volume pode ser a chave para expandir o alcance e aumentar a rentabilidade das empresas de CPG. “Empresas que conseguem equilibrar preços e volume podem expandir significativamente a adoção de produtos sustentáveis e, ao mesmo tempo, melhorar o retorno sobre o investimento dos seus esforços em sustentabilidade”, explica Omar Caraballo, sócio da Kearney e um dos atores do estudo.
Com base nos resultados do estudo, a Kearney sugere que as empresas de CPG devem focar em consumidores que veem valor na interseção de saúde e sustentabilidade, como os consumidores “Responsáveis” e “Fitness”. Esses grupos estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis e saudáveis, com consumidores Responsáveis chegando a pagar até 19% a mais por esse tipo de bem.
Além disso, a pesquisa conclui que os consumidores respondem de forma mais positiva às alegações de sustentabilidade quando estas são comunicadas no nível do produto, e não como uma estratégia corporativa. Assim, a sustentabilidade deve ser apresentada como um benefício intrínseco ao produto, alinhado com a saúde, que é um motivador chave de compra para mais da metade dos consumidores latino-americanos.
Sobre a Pesquisa
O estudo foi realizado pela Kearney com consumidores entre 18 e 55 anos da América Latina, incluindo Brasil, México, Chile e Colômbia. A pesquisa analisou a disposição dos consumidores a pagar mais por produtos sustentáveis e saudáveis, além de investigar o impacto das estratégias de preços e volume na adoção de produtos. Veja a análise completa aqui.
Sobre a Kearney
A Kearney é uma das maiores empresas globais de consultoria de gestão, com enorme experiência em transformação estratégica. Trabalhamos com mais de 75% das empresas Fortune Global 500, bem como com órgãos públicos e organizações não governamentais. Como parceira global de consultoria em mais de 40 países, nossa gente nos faz quem somos. Somos indivíduos que se divertem com aqueles com quem trabalhamos, bem como com nosso trabalho em si. Orientados para ser a diferença entre uma grande ideia e fazê-la acontecer, nós ajudamos nossos clientes a se destacarem. Para saber mais sobre a Kearney, por favor visite nosso site.